Vacina contra covid-19 com IFA nacional deve ser entregue em fevereiro

redacao@aloalobahia.com

As primeiras doses de vacina contra covid-19 100% nacionais devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro. O fornecimento acontece após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizar, nesta sexta-feira (7), que a Fundação Oswaldo Cruz utilize o Ingrediente Farmacêutico Ativo feito pela própria instituição na fabricação do imunizante.

De acordo com a Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos dispõe, no momento, de insumo suficiente para a fabricação de 21 milhões de doses com o IFA nacional, que se encontram em diferentes etapas de produção e controle de qualidade.

“A previsão é que as primeiras doses do imunizante sejam envasadas ainda em janeiro e entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, assim que forem concluídos os testes de controle de qualidade que ocorrem após o processamento final da vacina”, informou a Fiocruz.

A presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, destacou que é uma grande conquista para a sociedade ter uma vacina 100% nacional, sendo essa a primeira do país. “Com a aprovação, hoje, pela Anvisa, conquistamos uma vacina 100% produzida no país e, dessa forma, garantimos a autossuficiência do nosso Sistema Único de Saúde para a vacina, que vem salvando vidas e contribuindo para a superação dessa difícil fase histórica do Brasil e do mundo”, destaca.


Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES