22 Oct 2021
Usina solar com investimentos de R$ 1,4 bilhão inicia operações na Bahia

A estimativa é que a empresa atenda cerca de 580 mil residências (a capacidade instalada é de 475 MWp) e evite a emissão de aproximadamente 465 mil toneladas de CO2 por ano. Toda essa configuração só será possível por conta dos investimentos de R$ 1,4 bilhão, conforme comunicado à imprensa nesta quinta-feira (21).
O projeto pertence à Essentia Energia, empresa da Pátria Investimentos que atua na área de geração e comercialização de energia renovável, com foco nas matrizes solar e eólica.
Instalada em uma área de mais de mil hectares, incluindo reservas, a usina conta com mais de 1 milhão de painéis solares bifaciais, 9 mil trackers (ou rastreadores solares) e 122 inversores.
Em nota, o sócio do Pátria e presidente do Conselho de Administração da Essentia, Marcelo Souza, apontou que o setor de energias renováveis é uma área estratégica para a gestora, na qual ela já investe há mais de 15 anos “e que certamente continuará a ser a mais relevante na expansão da matriz de geração do país”.
A Essencia tem ainda o projeto do Parque Eólico Ventos de São Vitor, de capacidade de 465 MW, em implantação em Xique-Xique, também na Bahia, que deverá ser finalizado no quarto trimestre de 2022.
Além disso, está desenvolvendo um pipeline robusto de projetos eólicos e solares, em busca de aumentar a presença no setor de geração renovável. Com informações do MoneyTimes.
Foto: Essentia Energia/Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.