União Europeia aprova fim da venda de veículos que emitem gás carbônico em 2035

redacao@aloalobahia.com

Os países da União Europeia (UE) deram, nesta terça-feira (28), a aprovação final para uma lei histórica que vai acabar, em 2035, com as vendas de veículos novos que emitem gás carbônico. O consenso aconteceu após a Alemanha receber uma isenção para os carros movidos pelos chamados “e-fuels".

A aprovação dos ministros de Energia dos países da UE significa que a principal política climática da Europa para veículos pode finalmente entrar em vigor, após semanas de atraso causado pela oposição de última hora do governo alemão.

A norma da UE vai exigir que todos os carros novos vendidos no bloco tenham zero emissões de CO2 a partir de 2035 e 55% menos emissões de CO2 em 2030, em comparação com os níveis de 2021. As metas foram projetadas para impulsionar a rápida descarbonização de novas frotas de veículos no continente.

A Comissão Europeia prometeu, no entanto, criar uma medida legal para a venda de carros novos que só funcionem com e-fuels após 2035.

O que são e-fuels

Também conhecidos como combustíveis sintéticos, são produzidos a partir de dióxido de carbono (CO2) e hidrogênio, usando eletricidade renovável para a conversão. Eles são considerados neutros porque o gás carbônico lançado na atmosfera quando é queimado é compensado pelo CO2 removido do ar para a produção do combustível.

Acompanhe o Alô Alô Bahia no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@AloAlo_Bahia) e TikTok (@aloalobahia). Siga o Alô Alô Bahia no (Google News) e receba alertas de seus assuntos favoritos. Foto:  Kenny Eliason/UnSplash.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias