Um novo bairro com prédios flutuando na Baía, ao lado do Forte São Marcelo: o ‘sonho’ na Casas Conceito

Imagina uma espécie de ilha artificial com dois prédios de apartamentos, 15 casas com espaços de convivência e lazer, em um novo bairro de 15 mil m², em meio à Baía de Todos os Santos. Mais que isso, numa localização privilegiada, com vista para pontos turísticos como Elevador Lacerda e Mercado Modelo, bem ao lado do Forte São Marcelo!

O projeto (ou exercício de imaginação) faz parte do masterplan da Casas Conceito 2020, que começou no último dia 16 e vai até 31 de dezembro, e pretende ser uma vivência nunca realizada no setor de arquitetura e decoração mundial. A ideia é transformar a mostra virtual em uma experiência única – é necessário entrar no site e se cadastrar, para fazer o tour, mas você confere aqui algumas das imagens do local já divulgadas.

O formato digital foi desenvolvido para gerar além do engajamento, emoções aos visitantes, mostrando 33 ambientes. Em cada um deles é possível acessar informações sobre os arquitetos e designers, a planta baixa do ambiente, nesse tour virtual com teaser do espaço em 3D e um vídeo no qual o profissional conta sobre a sua experiência em realizar o projeto. 

“Investimos em soluções e tecnologias que fizessem da mostra uma experiência única e prazerosa. A visitação será randômica, para que não haja primeiros nem últimos ambientes, havendo uma variação de acesso à mostra. Criamos também um mecanismo que, caso o visitante queira pausar sua visitação, no momento em que ele retornar, será direcionado ao ponto que parou. Outro diferencial será a visitação gratuita, mediante login de acessos dos visitantes”, revela a idealizadora da Casas Conceito, Andrea Velame, ao convidar para a mostra, que só está sendo virtual por conta da pandemia da covid-19.

Para tornar o evento viável, Andrea Velame se juntou ao Estúdio de Arquitetura Marcus Barbosa, responsável por criar o masterplan, que apresenta ao público o projeto sem precedentes. 

"É um desafio você ser seu próprio limite. Criamos um grande espaço lúdico, porém pautado no real. O masterplan foi feito para o arquiteto trabalhar da forma que quiser, sem limitações de criatividade", explica Marcus Barbosa.

Dentro do mar, sob o enrocamento das pedras, como uma ilha particular, no meio da maior baía tropical de todo o mundo, a mostra virtual dá um tom do que, quem sabe, pode ser real um dia. 

“O grande diferencial foi se instalar em um lugar lúdico, com acesso restrito através de embarcações ou helicópteros, e que, mesmo sendo uma ilha com água por todos os lados, o verde fosse inserido de uma forma marcante para trazer conforto, frescor e bem viver aos residentes”, explica Andrea.

A mostra está dividida em cinco setores, com dois prédios de plantas livres, que permitem aos arquitetos a criação livre de seus espaços. Clique aqui para cadastrar e acessar o Casas Conceito Virtual Experience.

Confere um vídeo promocional da mostra.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias