Turismo baiano registra crescimento, informa Setur-BA

redacao@aloalobahia.com

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) está comemorando os números dos indicadores de desempenho das atividades turísticas na Bahia, no mês passado, referentes ao fluxo de turistas e taxa de permanência. Os resultados apurados pela Setur-BA estão interligados ao plano estratégico de retomada "Viva Turismo Bahia", desenvolvido pelo Governo do Estado, que atua em biossegurança, infraestrutura, capacitação/qualificação e promoção dos destinos. 
 
Em maio de 2019, quando ainda não havia a pandemia da Covid-19, o movimento de desembarques nos principais aeroportos baianos foi de 197.949 passageiros. No mesmo período de 2022, foram 220.233 desembarques, o que representa um aumento de 11,2%. Repetindo o comparativo de maio, nos dois anos, a taxa média de permanência do turista no estado subiu de 4,9 para 5,6 dias, um incremento de 14%.  
 
Já no estudo sobre ocupação hoteleira, levando em conta somente Salvador, o índice aumentou de 46,8% para 54%, comparando os meses de maio de 2019 e 2022, respectivamente.  
 
O levantamento da Setur-BA mostrou crescimento também no fluxo de turistas domésticos na Bahia, procedentes do próprio estado e de outras regiões do país. No mês passado, houve um aumento de aproximadamente 40% no número de visitantes domésticos, em comparação com o mesmo período de 2019. 
 
"O turismo nacional não é restrito ao desembarque nos aeroportos baianos. Ele acontece também nas rodoviárias, pedágios, terminais náuticos e atracadouros, espalhados pela grande extensão do nosso território. O turismo da Bahia está em crescimento contínuo. Nossos índices estão em sintonia com as pesquisas do IBGE e das entidades de classe. O Estado se preparou para a retomada, que apresenta números positivos e animadores", afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 
 
Foto: Tatiana Azeviche. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES