TSE reafirma obrigatoriedade do uso de máscara na hora da votação

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, reafirmou nesta segunda-feira (9) que os eleitores só poderão entrar nas seções eleitorais para votar se estiverem usando máscaras. Em setembro, o órgão elaborou um protocolo sanitário para garantir que os eleitores possam votar com segurança em meio à pandemia da covid-19. 

Pelas regras, só poderão para entrar nos locais de votação aqueles que estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de 1 metro entre eleitores e demais pessoas presentes às seções também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

"No mundo civilizado inteiro, as pessoas estão usando máscaras quando vão a um local público. Portanto, estamos apenas seguido recomendação médica e o senso comum. Se estiver sem máscara, não vota”, afirmou o ministro. 

O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (15) e as regras do protocolo sanitário serão fiscalizadas pelo mesário que estiver na função de chefe da seção eleitoral.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias