Tronox celebra 50 anos da fábrica de Camaçari e anuncia investimento de R$ 137 milhões no país

redacao@aloalobahia.com

No ano em que comemora os 50 anos da primeira e única fábrica de pigmento de Dióxido de Titânio no Brasil - instalada em Camaçari, a Tronox anuncia um investimento de R$137 milhões no Brasil, a ser realizado no período 2021-2022. O valor será investido em projetos voltados principalmente para modernização e automação da planta e gestão ambiental.
 
“A história da fábrica da Bahia coincide com a própria história da produção de pigmento de TiO2 do Brasil. Durante esse período, a empresa alcançou grandes resultados, formou gerações de excelentes profissionais, fez valorosas contribuições ao mercado e à sociedade e se tornou uma referência no ambiente da indústria brasileira de produtos químicos”, explica Roberto Garcia, diretor-geral da Tronox no Brasil.
 
O início da produção do pigmento de TiO2 no Brasil fez parte do programa de estímulo à economia do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). Visando ampliar o processo industrial brasileiro, o órgão chamou a atenção do empresariado brasileiro para a importância de produzir o pigmento no Brasil, libertando a indústria local da dependência da importação do produto da Europa e Estados Unidos. O TiOé matéria prima essencial para produção e tintas, plásticos, borrachas e diversos outros produtos, conferindo brilho, resistência e poder de cobertura às cores cor.
 
A implantação da fábrica iniciou o processo de industrialização na região Nordeste, o qual se consolidou com a instalação do Polo de Camaçari sete anos mais tarde, em 1978. “. Hoje, nossa operação é parte importante de uma cadeia econômica que integra diversas empresas do polo, viabilizando, entre outros aspectos, a economia circular”, completa Garcia. Atualmente a fábrica tem capacidade para produzir de 60 mil a 70 mil toneladas de pigmento por ano, a depender da configuração.
 
Ao longo desses 50 anos a empresa evoluiu em práticas de segurança, desempenho ambiental, tecnologia de processo, TI, programas de capacitação das equipes, programas de promoção à saúde física e mental dos empregados, relacionamento com as comunidades, melhoria e diferenciação do produto, governança e em muitos outros aspectos. “Avalio que esse caminho foi construído com muitos desafios, empenho das equipes e inteligência de mercado. Preservamos o nosso propósito e diariamente assumimos o compromisso de estar em constante evolução”, finaliza Garcia.
Tronox-Opcao-1-Sala-de-Controle
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES