Tendo a ética como base, Leandro Karnal traz a Filosofia ao dia a dia durante talk em Salvador

redacao@aloalobahia.com

De forma bem-humorada, tal qual estivesse numa sala de aula, pela qual transita há 40 anos, Leandro Karnal começou sua palestra, na noite desta sexta-feira (9), no Fera Palace Hotel, em Salvador, deixando no ar que o que viesse a ser posto e discutido em cima do palco não tinha qualquer cunho partidário.

“A eleição vai passar, e os boletos seguirão vencendo e continuaremos envelhecendo”, reforçou em um dos primeiros momentos da conversa com a plateia atenta. Poucos minutos depois, trouxe o tema da “corrupção”, presente na nossa sociedade há anos, mas que temos “aprimorado”.

Com um dom de falar encantador, sem artifícios como Power Point e afins, ele passeou por conceitos de filosofia de forma leve, como se estivéssemos assistindo a episódios de “Merli,” seriado catalão em que um professor, assim como Karnal, ressignifica de forma simples conceitos complexos, reforçando que a Filosofia - em seu sentido mais amplo - é viva e não morre com seus pensadores.

A Ética foi tema recorrente ao longo dos 60 minutos do talk empresarial promovido pelo portal Alô Alô Bahia. “Mudamos leis e nomenclaturas, mas a ética segue sendo um valor”, afirmou, trazendo temas como fidelidade no casamento e as mentiras nas campanhas eleitorais entre risadas da plateia, que se viu sempre pensativa sobre as metáforas apresentadas.

Em discurso com leves toques psicanalíticos - o seu saudoso psicanalista Contardo Calligaris (1948-2021) não deixou de ser citado -, trouxe com muita tranquilidade temas arriscados, que poderiam deixar desconfortável uma plateia tão difusa.

“O castigo do canalha é o cúmplice; o cúmplice pode fazer delação premiada”, refletiu, sem citar nomes atuais e viajando até a Grécia Antiga para provar seu ponto: a falta de ética não tem data. Ela está presente no dia a dia, até nos ginásios das grandes redes de academia, onde, por exemplo, o uso de anabolizantes mascara uma intenção de burlar um plano não ideal para o alcance de um objetivo, sendo a “aposta num caminho curto”.

O talk empresarial com Leandro Karnal faz parte do portfólio de eventos assinados pelo portal Alô Alô Bahia e foi realizado com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador; patrocínio da Moura Dubeux, Suzano, Sebrae Bahia, Shopping da Bahia, Guebor Veículos, Seven Investor (BTG Pactual), Escola Concept, Ivan Joias, Bontempo Salvador e Clínica Horaios e apoio da Zum Brazil Eventos, Hiperideal, AMAVI Assessoria, TD Design, Tudo São Flores, Uranus, Hike Agência, chef Flavia Sampaio e Fera Palace Hotel. 

Acompanhe a cobertura completa ao decorrer do fim de semana.

Fotos: Elias Dantas/ Lucas Moura/ Jefferson Peixoto/ Daniel Conceição. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias