5 May 2022
TCA tem programação gratuita na 20ª Semana Nacional de Museus

Durante os sete dias, a página de Instagram do TCA vai compartilhar memórias de pessoas que publicarem imagens e histórias relacionadas ao Complexo. A ideia é estimular que internautas se reconheçam parte desta trajetória, fazendo postagens com uso da hashtag #EuNoTCA.
Na terça-feira (17), às 18h, o Foyer da Sala Principal do TCA receberá a palestra “Arte e emancipação: Carybé e Cravo no Foyer”, com o historiador Rafael Dantas. Na quarta-feira (18), das 10h à meia-noite, o Balé Teatro Castro Alves disponibiliza com exclusividade a exibição online do documentário-dança “A Cidade que Habita em Mim”, obra criada para homenagear as quatro décadas do corpo artístico e estreada em dezembro do ano passado.
Já nos dias 19 e 20, às 18h30, haverá rodas de conversa transmitidas ao vivo pelo YouTube do TCA, discutindo questões de “Museu, memória e poder”. A primeira, “Gênero, raça e museus: lugares e decolonialidade”, terá a participação dos professores Alexandro de Jesus e Joana Flores. Na segunda roda, participam as museólogas Jane Palma, que vai falar de “Formação de público de museus e centros culturais”; e Mona Ribeiro e Genivalda Cândido da Silva, que irão debater sobre “O profissional de Museologia na contemporaneidade”.
As crianças são as convidadas para o sábado, dia 21, com a Oficina de Confecção de Máscaras do Centro Técnico do TCA, onde também farão uma visita ao setor responsável pela produção e difusão de conhecimentos nas áreas da Engenharia do Espetáculo e pela manutenção do guarda-roupa do TCA.
Para fechar, no dia 22, às 17h15, o pôr do sol é cenário para a live “Daqui do alto eu te vejo: o entorno da memória”, com o publicitário e consultor de Marketing Digital Caio Costa, diretamente do Jardim Suspenso do TCA.