Tarcísio Meira: especialistas explicam morte por Covid mesmo após duas doses da vacina

redacao@aloalobahia.com

Apesar de ter recebido as duas doses de vacina contra a Covid-19, o ator Tarcísio Meira acabou contraindo a doença e, após ser internado em estado grave, acabou falecendo por complicações da mesma nesta quinta-feira (12). 

Mas o que explica a infecção com risco de morte, mesmo após a imunização completa? 

Segundo especialistas, em até 97% das pessoas, as vacinas são capazes de impedir que o novo vírus cause a enfermidade de forma mais grave, mas não elimina todas as chances de ser infectado. 

O nível do risco de contágio e o agravamento da infecção é maior ou menor de acordo com alguns fatores como idade (Tarcísio tinha 85 anos), comorbidades e imunidade no momento da exposição ao vírus - neste caso, o distanciamento social e o uso de máscaras são fatores importantíssimos a serem levados em conta.

A chegada de novas variantes do novo coronavírus, como a Delta, também pode comprometer a resposta imunológica das vacinas em alguns pacientes. No caso de Tarcísio, não há informações sobre qual variante causou a doença. 

O pesquisador baiano Gustavo Cabral, PhD em Imunologia na USP e Pós-Doutor em Oxford, explica no vídeo abaixo como mortes como a de Tarcísio são raras, mas possíveis. Assista.
 


O ator estava em isolamento social, mas, junto com sua esposa, a atriz Glória Menezes, 86, e teve contato com o novo coronavírus num momento de descuido, de acordo com informações de familiares.

tarcisio-meira-gloria-menezes-casal-em-sitio-de-porto-feliz

Eles tomaram a segunda dose da vacina na Cidade de Porto Feliz (SP) em março deste ano. A marca do imunizante não foi divulgada.

O casal de atores foi internado na última sexta-feira (6), no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, após sintomas gripais. Tarcísio acabou precisando de intubação. Glória, que foi diagnosticada junto com o marido, apresentou o quadro leve, e já teve alta médica.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias