Super-idosos: soteropolitanos com mais de 120 anos estão em lista de vacinação contra Covid-19

O cadastro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com os nomes de pessoas com 90 anos ou mais autorizadas a se vacinarem contra a Covid-19 em Salvador possui diversos idosos com mais de 120 anos - todos, portanto, mais velhos que a pessoa mais velha do mundo, segundo o Guinness World Records, que tem 119 anos.

Segundo a pasta, a lista dos aptos a se imunizar conta com 8.500 idosos que estão cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) de Salvador que, não necessariamente, está atualizada com todos registros de óbitos na cidade. 

"Trata-se de um banco de dados de pessoas com 90 anos ou mais baseado em campanhas de vacinação anteriores (como a da gripe) ou em recadastramentos. (...) Não podemos afirmar que todas elas ainda estão vivas, por isso demos início ao cruzamento de dados com o Sistema de Declaração de Óbitos para validar as informações", informou a pasta, em nota.

A SMS ainda destaca que os idosos ou qualquer outro público alvo contemplado no plano de vacinação contra a Covid-19 em Salvador só serão imunizados com a apresentação de documentos comprobatórios. Até então, a pessoa mais idosa vacinada em Salvador contra o novo coronavírus tem 109 anos. Com informações do Metro1.

Foto: Marcelo Camargo/ABr. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES