Sulivã Bispo lança espetáculo gravado na sede do Ilê

Jornalista e repórter do site Alô Alô Bahia

A Senzala do Barro Preto, no Curuzu, tem sido terreiro para a criação, ensaio e encenação do espetáculo "Doú Alabá", idealizado e protagonizado pelo ator baiano Sulivã Bispo, com colaboração de Cesar Sobrinho, que conta a história dos Erês da tradição Iorubá e aborda temas cono infância, negritude, ancestralidade e intolerância religiosa. A peça evidencia ainda conflitos das facilidades tecnológicas do mundo contemporâneo, onde muitas crianças negras se afastam de suas tradições afro-brasileiras, para imergir boa parte do tempo em culturas virtuais e midiáticas que em nada se assemelham com suas potências identitárias em diáspora.

“Doú Abalá parte de um princípio potente, pois eu vejo a minha carreira com uma missão, enquanto artista negro eu devo contar as minhas histórias e falar do meu povo, da minha ancestralidade, da força africana em diáspora que me faz resistir e viver todos os dias de maneira significativa. Esse espetáculo fala das minhas memórias, dos erês, do terreiro e essa energia infantil que nos faz tão bem. Da ingenuidade e da importância de cultuar erê. Hoje em dia as crianças da periferia aprendem a demonizar o caruru.”, diz Sulivã. 

O espetáculo será exibido a partir do dia 5 de julho, no canal do Bloco Ilê Aiyê no Youtube, e fica disponível durante sete dias na plataforma digital. Entre os dias 3 e 5 de julho serão realizadas lives no perfil do Instagram de Sulivã Bispo, sempre às 20h, com a participação de Rodrigo França, Babá Rodney William e Iana Marucha.



Foto: Reprodução. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias