‘Sudestinos’, do Porta dos Fundos, inverte papéis para denunciar a velha xenofobia contra o Nordeste

redacao@aloalobahia.com

O humor sempre foi uma das formas mais eficazes de fazer uma crítica social, e esse entendimento pôde ser provado na prática, nesta segunda-feira (19), com o lançamento de ‘Sudestinos’, do canal Porta do Fundos.

Com participação do baiano João Pimenta, que interpreta o personagem Marcos, a história acompanha a forma com que ele e Julia, personagem da pernambucana Ademara Barros, recepcionam Bruno Buffoni (Gregório Duvivier), o novo funcionário que chegou do Sudeste para trabalhar em uma empresa do Recife. 

A esquete, claro, se baseia num diálogo surreal em que os nordestinos reproduzem uma série de preconceitos contra o tal “sudestino”, numa lógica ficcional que, na vida real, é bem comum aos ouvidos de pessoas do Nordeste que vão para o Sudeste, por exemplo. 

Do texto sempre afiado do Porta, saltam as críticas à ignorância sobre divisões geográficas, generalização dos costumes da região (como se fosse tudo uma coisa só) e até comentários sobre aparência física. Ao reagir incomodado sobre essas abordagens, o “sudestino” ouve então a velha desculpa de que, na verdade, tudo não passava de elogio.

“Um abraço da Bahia a todos os sudestinos que acreditam que aqui e o nordeste todo são uma coisa só, onde todo mundo fala igual, come as mesmas comidas e se conhece”, brincou João Pimenta, ao fazer um oferecimento do vídeo.

Confira abaixo.


Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias