#StayHome: Praticando o autocuidado com óleos essenciais

Você já ouviu falar em óleos essenciais? Eles são substâncias vitais aromáticas encontradas nas flores, ervas, frutas e especiarias, e são extraídas através da destilação a vapor, atuando no organismo por via fisiológica, psicológica e energética.

Algumas das maneiras utilizadas no ambiente doméstico são através de banhos de imersão, por inalação do vapor, compressas, ou escalda-pés. A convite do Alô Alô Bahia a Terapeuta Lívia Costa listou algumas opções de óleos indicados para o autocuidado, um exercício importante para entendermos as necessidades do nosso corpo e buscarmos desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar – importantíssimo em tempos de isolamento social, não é? Tome nota!
 
#Lavanda
Planta popular e seu perfume marcante. Apresenta efeitos analgésicos, antidepressivo, antisséptico, antiviral, cicatrizante, descongestionante, sedativo.
Por tem muitas propriedades importantes, pode ser utilizado em banhos aromáticos para dor muscular e insônia; utilizada também para tratar resfriado e gripe, infecção, dores de cabeça, além de útil para lavar e curar pequenos cortes e aranhões.
 
#Laranja Doce
É reconfortante, alegre e doce. Pode ser utilizada para melhorar o sono e aliviar problemas estomacais, câimbras, diarreia e flatulências. No ponto de vista emocional ela alegra, revigora, ajudando-nos a encontrar o riso e o contentamento na vida. Reduz o medo do desconhecido e alivia a falta de autoconfiança.
 
#Limão siciliano:
Favorece a clareza mental e a concentração e é ótimo para seu usado em dias mais agitados. Pode seu utilizado para deter sangramentos, corte e arranhões, ajuda a combater celulite pelo poder desintoxicante, melhora o sistema circulatório, limpa o sangue e ajuda a diminuir veias varicosas, dores reumáticas. Do ponto de vista emocional o limão siciliano é radiante, revivificante e estimulante.
 
#Hortelã Pimenta:
Utilizado para problemas digestivos e respiratórios. O óleo de hortelã pimenta é muito utilizado em combinação com o lavanda para prevenir resfriados e gripes (apresenta propriedades fortes sendo necessário diluição), compressão frias alivia enxaquecas e dores de cabeça, dores musculares. No ponto de vista psicológico ele é audacioso e promove clareza e atenção.
 
Foto: Reprodução. Siga o insta @sitealoalobahia 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias