Solar onde morou o poeta Castro Alves continua em completo abandono

O Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, em Salvador, é um patrimônio tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1941. Já foi, além de residência do poeta dos escravos, Castro Alves, um asilo e hospital psiquiátrico, e também serviu ao município como sede da Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação nos anos 1980.

Na semana passada, completados 7 anos do incêndio que consumiu parte da sua estrutura, o fato veio à baila. Nada foi feito, nenhuma autoridade ou órgão manifestou interesse em recuperar, requalificar, tampouco devolver o edifício histórico para aquela comunidade.

O Parque, também chamado de Boa Vista, engloba, além do Solar, um Teatro, de mesmo nome, e o Centro de Saúde Mental Aristides Novis.

Uma associação de moradores, a Nosso Engenho, tem ganhado espaço nas mídias, reivindicando medidas e ações urgentes para o local, temendo pelo pior. Para ter acesso às informações, o perfil na rede social @nossoengenho faz os esclarecimentos. Foto: Carlos Santiago (@myphantomtoy). Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias