Sistema elétrico de Morro de São Paulo terá investimento de R$ 9 milhões da Neoenergia Coelba

redacao@aloalobahia.com

O balneário turístico de Morro de São Paulo, no baixo sul baiano, conta agora com um novo alimentador em seu sistema elétrico, que garante maior confiabilidade ao fornecimento de energia para os 4.386 clientes na região. 

Para a nova estrutura foram instalados 46 km de cabos e mais cinco equipamentos de automação. O novo alimentador que fica na subestação MAU, em Maraú (cidade onde fica a ilha), representou um investimento de R$ 9 milhões, e faz parte de um plano estruturante da concessionária para a região, que terá mais uma obra iniciada ainda neste mês.

A nova entrega oferece mais disponibilidade na oferta de energia, que já passa a atender mais 8.900 consumidores que ficam no entorno da região, com potencial ao atendimento de novas cargas de clientes e negócios que venham a se instalar na ilha. Além disso, com o novo alimentador foram instalados mais cinco equipamentos de automação, chamados religadores, que fazem parte do sistema de automação da rede elétrica, o self-healing.

Do Inglês “auto recomposição”, o self-healing possibilita que atuações remotas possam ser feitas a partir do Centro Integrado de Operações da concessionária, o que garante maior efetividade e rapidez nas ações. Com os religadores do self-healing é possível retomar o fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos. Ao detectar uma interferência, que pode ser causada por queda de árvores, efeitos climáticos ou animais, o self-healing isola automaticamente a região afetada e reconecta a rede por outro caminho, garantindo o retorno imediato do fornecimento.  

Ao longo deste ano, Morro de São Paulo receberá, ainda, outros investimentos que visam assegurar um sistema elétrico cada vez mais robusto. O novo alimentador entregue na região é uma das ações que compõem o plano de expansão da Neoenergia Coelba, que contempla a entrega de obras e serviços de manutenção na rede elétrica durante todo ano. As informações são da Neoenergia Coelba.

Foto: Tudo de Viagem/Reprodução. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@aloalo_bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias