Shakira será julgada por fraude fiscal na Espanha

redacao@aloalobahia.com

A cantora colombiana Shakira será julgada em Barcelona por suposta fraude fiscal, segundo ordem judicial espanhola divulgada nesta terça-feira (27). A data do julgamento ainda não foi definida. As informações são da AFP.

"Acorda-se abrir o julgamento no Tribunal Provincial de Barcelona (...) contra Shakira Isabel Mebarak Ripoll, como suposta autora" de seis crimes contra a Fazenda Pública, indica o despacho de um tribunal da periferia de Barcelona com data de 19 de setembro.

No final de julho, o Ministério Público pediu mais de oito anos de prisão e uma multa de quase 24 milhões de euros (23,1 milhões de dólares) para Shakira, acusada de ter fraudado 14,5 milhões de euros (14 milhões de dólares) do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.

O Ministério Público acusa Shakira de ter usado uma "rede corporativa" criada anos antes para não pagar impostos em Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país mais do que os 183 dias por ano estipulados por lei.

A artista sempre negou as acusações. "Essas acusações são falsas", afirmou Shakira em entrevista publicada em 21 de setembro pela revista Elle, na qual disse ter "a confiança de ter feito as coisas da forma mais correta e transparente desde o primeiro dia".

O Ministério Público e a defesa da cantora buscaram um acordo para evitar o julgamento, mas em julho Shakira desistiu dessa possibilidade, e disse que "a justiça lhe dará a razão", segundo seus representantes legais em Barcelona, onde a estrela reside.
 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias