Serviços turísticos na Bahia têm maior crescimento do Brasil em um ano: alta de 151,2%

redacao@aloalobahia.com

Os serviços ligados ao turismo na Bahia cresceram novamente (1,4%) frente ao mês anterior, com ajuste sazonal, completando a quarta alta seguida na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (14). Nessa comparação, apesar do crescimento, o resultado baiano ficou abaixo do registrado no país como um todo (4,6%), tendo somente o 8º melhor índice entre os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente. Os melhores resultados ficaram em Goiás (8,8%), Paraná (5,4%) e Ceará (5,1%). 

Porém, no confronto com o mesmo mês do ano anterior, os serviços ligados ao turismo no estado tiveram, novamente, o melhor desempenho. A Bahia apresentou 151,2% de alta, sendo este o quarto maior resultado da Bahia na série histórica, iniciada em 2012. O forte avanço se deu frente a uma queda de -59,6%, registrada em agosto de 2020 (momento crítico da pandemia), diante do mesmo mês de 2019. Nesse confronto, todos os 12 estados apresentaram crescimentos significativos no volume das atividades turísticas, e o Brasil como um todo teve alta de 53,8%.

De janeiro a agosto de 2021, na Bahia, os serviços ligados ao turismo também apresentaram o maior crescimento do país (42,9%), com um resultado bem superior ao do país (17,7%) como um todo. Além disso, no acumulado nos 12 meses encerrados em agosto, os serviços turísticos baianos voltaram a apresentar crescimento (9,7%). Este é o 2º melhor resultado do país, inferior apenas ao de Goiás (15,3%). 

Além desses dois estados, apenas Pernambuco (7,1%) e Espírito Santo (0,8%) apresentam variação positiva no indicador. No país, em geral, o resultado é de queda (-5,7%). As informações são do IBGE.

Foto: Prefeitura de Salvador/Instagram. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias