Série sobre Independência do Brasil dá espaço para participação de mulheres baianas

redacao@aloalobahia.com

“Independências” estreará no dia 7 de setembro e terá 16 episódios, todos exibidos pela TV Cultura. Esse é o mais novo projeto do cineasta de diretor de TV, Luiz Fernando Carvalho, responsável por algumas novelas clássicas como “Renascer” e “Velho Chico”, além de belíssimas séries como “Hoje é dia de Maria” e “Capitu”, todas exibidas na TV Globo.

 

Após um ano de pesquisas com uma equipe que envolveu até o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Niyi Monanzambi, “Independências” finalmente tomou forma.

 

“Sempre acreditei na função das TVs abertas, especialmente a Tv Cultura, que são concessões públicas, veículos fundamentais e de imensa responsabilidade, capazes de abraçar uma missão maior, que é a de não se restringirem simplesmente a seduzir telespectadores, mas, sim, caminhando de mãos dadas com educação, contribuírem na formação dos cidadãos”, conta Luiz Fernando Carvalho, que tem mais de 35 anos de uma carreira repleta de êxitos na televisão aberta e no cinema e que estreia na TV da Fundação Padre Anchieta, de São Paulo.

 

rEFpkJ.md.jpg

 

A ideia central de Luiz Fernando Carvalho é reivindicar a participação de um enorme conjunto de personagens que foram postos à margem ou que, violentamente, foram apagados pela história oficial. A importância do protagonismo feminino na Independência do Brasil é um grande exemplo disso, com a própria princesa Leopoldina, que teve uma participação central no processo burocrático da Independência. Além dela, surgem figuras como Maria Felipa, cuja participação foi referencial na luta pela independência da Bahia. O Padre José Maurício, maestro negro da Corte Imperial, mas ausente dos registros tradicionais, também será retratado na série.

 

Através da visão do diretor, a minissérie oferecerá aos telespectadores de todo o país um novo olhar sobre acontecimentos e personagens reais que até então ficaram escondidos em um versão absoluta pela visão eurocêntrica.

 

A nossa querida cantora Margareth Menezes fará uma participação em "Independências" como atriz. O elenco terá nomes como Antonio FagundesDaniel de Oliveira, Walderez de Barros, Maria Fernanda Candido, Jussara Freire, Lea Garcia, Fafá de Belém, Renato Borghi, Pedro Paulo Rangel, Cacá Carvalho, Marat Descartes, Gabriel Leone, André Frateschi, Cassio Scapin, Carol Badra, Katia Daher, Zahy Guajajara, Celso Frateschi, Plínio Soares, Rafael Cortez, Bruna Miglioranza, Alana Ayoká, Marcela VivanVerônia MucúnaJamila Cazumbá e Ywy’zar Guajajara, entre outros. 

 

Fotos: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias