Segundou! Confira opções para um bom jantar em plena segunda-feira

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Quantas vezes você estava de férias, recebendo amigos de fora ou querendo celebrar um aniversário em plena segunda-feira e a dor de cabeça era encontrar um lugar bacana aberto? O dia da semana, de maneira geral, é o que a maioria dos restaurantes fecha, principalmente à noite. Por isso, para facilitar sua vida e celebrar que a segunda chegou e não precisa ser só trabalho, trabalho e trabalho, a gente listou alguns que quase nunca fecham, em Salvador. Confira e boa segunda!
 
A Casa Vidal – Resgatando o DNA espanhol do chef Juan Vidal num menu contemporâneo e com referências à Bahia que o recebeu, A Casa Vidal, por muito tempo, foi uma das poucas opções que abria às noites de segunda-feira. Camarões, ostras, polvos e peixes são servidos das mais variadas formas, além das carnes, em versões clássicas e próprias. O Festival da Lagosta, com uma seleção à base de lagostas frescas, é servido fora do período de defeso. Às segundas, a casa funciona das 19h às 23h.
 
Amado – Seria um crime não permitir que aquela vista do deck do Amado (foto acima) estivesse disponível para apreciação numa segunda-feira, né? Pois o restaurante, uma das principais referências gastronômicas da cidade, funciona normalmente e, o melhor, sem fechar entre o almoço e o jantar, levando direto das 12h às 23h.
 
Artesanali – Para quem segue um estilo de vida mais leve, apostando em opções lowcarb, a nova unidade da Artesanali, na Área Gourmet do Shopping Barra, é uma excelente opção, até mesmo depois de apreciar o pôr do sol no Porto da Barra. A casa funciona diariamente das 11h30 às 23h.
 
rFPadN.md.jpg
Boteco do França – Um clássico da boemia em Salvador, no coração do Rio Vermelho, o Boteco do França, próximo ao Largo da Dinha, é também uma opção para aquele brinde às segundas, até 0h, seja no agradável beco (foto acima) que une as ruas Borges dos Reis e João Gomes, ou na área interna climatizada. O arroz de polvo é um dos pratos mais pedidos!
 
Bottino – Também no Rio Vermelho, o Bottino traz o calor da comida italiana em receitas do chef e proprietário Cláudio Bottino. A casa não se prende às massas e traz opções de carne – como o clássico filé à parmegiana – e acompanhadas de frutos do mar, como o rondelli de ricota com camarão. Às segundas, a casa leva até 23h.
 
Carvão – Eleito o melhor restaurante de carne da cidade por diversas vezes, o Carvão, na Rua Professor Sabino Silva, vai muito além e segue focando na brasa, mas com opções para todos os gostos, inclusive de frutos do mar. Até mesmo os veganos e vegetarianos saem de lá satisfeitos. A casa funciona às segundas das 18h às 23h.
 
Casa di Vina – Instalado dentro do hotel e memorial na propriedade onde viveram Vinicius de Moraes e Gessy Gesse, o Casa di Vina é especializado em cozinha mediterrânea e baiana, com opções de massas, frutos do mar, carnes e receitas especiais ensinadas pela esposa baiana do poeta. O ambiente respira romantismo e funciona, às segundas, até as 23h.
 
Chez Bernard – Partindo pra França, o Chez Bernard é um clássico da cidade. Com a linda vista da Baía de Todos os Santos, o restaurante é atualmente comandado por Laurent Rezette e, há 59 anos, celebra a tradição francesa sem deixar de inovar o cardápio. Às segundas, o espaço funciona das 19h às 23h.
 
rFP51R.md.jpg
Coffeetown – Com duas unidades em Salvador, uma bistrô, no Corredor da Vitória, e outra na Villa San Luigi, na Pituba, que se posiciona como fast casual, oferecendo o diferencial e a comodidade do autoatendimento, a Coffeetown (foto acima) nunca deixa o cliente na mão. Diariamente, das 8h30 às 21h30, as duas casas trazem cardápios próprios de brunch/café da manhã, almoço, happy hour e jantar, além, claro, do café de qualidade que pode ser acompanhado durante o dia por fornadas e bolos que já são marcas registradas.
 
Di Liana – Com 40 anos de história, o Di Liana é família pura. A clássica cantina italiana, em Ondina, mantém o DNA familiar e o afeto como norte do seu cardápio há 40 anos. Às segundas, o restaurante funciona direto do almoço ao jantar, até 22h.
 
Fasano – Também aberto a não-hóspedes, o Fasano, comandado pelo chef Lomanto Oliveira, é uma opção cheia de charme e requinte para começar a semana com muita classe. O cardápio, inspirado na culinária italiana clássica, assinatura do restaurateur Rogério Fasano, traz de massas secas e recheadas a carnes, peixes e frutos do mar. Às segundas, o espaço funciona até 23h.
 
Jiló – Recém-inaugurado em Salvador – há apenas duas semanas –, o Jiló traz sua história de sucesso em Itacaré com sua “gastronomia mundial”, como resume o chef Ícaro Rosa, com influências de lugares diversos, do Japão e da Tailândia, passando pela França e chegando ao Brasil, de onde também traz a cozinha da mãe como inspiração (o Rosbife, receita dela, inclusive, servido com maionese de salsa, cebola crocante e creme de mostarda, é pedida certa – foto abaixo). A casa, na Pituba, abre às segundas das 19h às 23h.
 
rFPWBf.md.jpg
Mamma Jamma – Nem só de domingo vive o apaixonado por pizza. Por isso, a Mamma Jamma não decepciona e, às segundas, também abraça os corações dos amantes do prato italiano na unidade do Shopping Barra, das 12h às 22h30, no L4.
 
Mistura – Com unidades na Avenida Contorno e em Itapoã – apenas a primeira funciona às segundas, até as 23h –, o Mistura é expert em unir as culinárias baiana e mediterrânea, sem o azeite de dendê, com o toque da chef Andréa Ribeiro.
 
Oliva Gourmet – Um dos buffets mais elogiados de Salvador, com saladas, massas e grelhados no almoço, o Oliva Gourmet, com 5 unidades – shoppings Salvador, da Bahia, Barra, Bela Vista e Paralela –, oferece também o serviço à la carte e rodízio de pizzas no jantar para quem não está preocupado em começar a semana na fartura.
 
Oriente Fast – Com 10 anos de história, o Oriente Fast (abaixo), além de estar presentes em diversas praças de alimentação com sua versão self service, recebe seus clientes diariamente na unidade do Rio Vermelho, de frente para a orla. Nas mesas internas e externas, o cliente tem opção de escolher delícias do cardápio ou se aventurar no rodízio, também servido todos os dias. Às segundas, a casa funciona até 23h.
 
rFPc7I.md.jpg
Outback – Presente em mais de 20 países, o Outback Steakhouse é famoso pelos cortes de carnes especiais e pela inspiração australiana, trazendo também clássicos para o happy hour e lanche com toda a família, como as costelinhas e batatas fritas com bacon e cheddar. A qualidade, a fartura e o sabor marcante dos pratos servidos caem como uma luva numa segunda-feira. No Shopping Barra, a casa funciona às segundas, das 12h às 22h30, e no Shopping da Bahia, das 11h30 às 22h30.
 
Pi.ZZA – A unidade do Rio Vermelho da Pi.ZZA (foto abaixo) funciona todos os dias das 18h às 23h30, com mesas internas e externas, de frente para a orla do bairro. Além de sabores clássicos e autorais do prato que batiza o espaço, os drinks não devem ser ignorados. O brinde é certo!
 
rFPX14.md.jpg
Soho – Patrimônio social da capital baiana, o Soho não perde a majestade e segue sendo um must go quando em Salvador. A unidade da Bahia Marina, a "clássica", com a vista das vistas para a Baía de Todos os Santos, funciona às segundas, das 18h30 às 23h30. A do Shopping Paseo, funciona até 23h e é ótima opção para quem está do outro lado da cidade.
 
Tokai – Com uma das gastronomias de inspiração oriental mais agradáveis de Salvador, o Tokai também não deixa ninguém na mão. Por estar dentro do Shopping Barra, na Área Gourmet, oferece horário estendido todos os dias e todo conforto e segurança de um centro comercial. O menu traz variadas opções de sushis, temakis, combinados e pratos com inspiração que vai além do Japão, passando pela China e Tailândia. Às segundas, a casa funciona das 11h às 21h.
 
Wish Lobby Bar - Dentro do Wish Hotel da Bahia, o Lobby Bar (foto abaixo) é um cenário à parte e é aberto a não-hóspedes, diariamente até 23h, oferecendo uma variada carta de drinks, vinhos e petiscos.
 
rFP4rQ.md.jpg
Zūuk Sushi – A Pituba, que tinha poucas opções de restaurantes focados na gastronomia oriental, ganhou, no final de 2021, um à altura dos melhores da cidade. O Zūuk Sushi, na Alameda dos Sombreiros, tem um projeto arquitetônico diferenciado, que melhora ainda mais a experiência, que oferece de sushis e sashimis a opções como vieiras, baos recheados, ceviches e a disputada carne de Wagyu. Às segundas, a casa fecha às 23h.
 
Fotos: Leonardo Freire (Jiló) e Reprodução/Redes Sociais e Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias