São Paulo e Rio adiam desfiles de Carnaval para o feriado de Tiradentes

redacao@aloalobahia.com

Os prefeitos de São Paulo e Rio de Janeiro decidiram adiar os desfiles das escolas de samba para o feriado de Tiradentes, em 21 de abril. A decisão foi tomada após reunião virtual conjunta nesta sexta-feira (21).

Os desfiles das escolas de samba do grupo especial da capital paulista estavam marcados, até então, para 25 e 26 de fevereiro. Já no Rio, seriam realizados em 27 e 28 do mesmo mês.
 
Em entrevista coletiva, foi informado que os desfiles serão adiados para o feriado de Tiradentes, mas o Carnaval de rua continua suspenso.

“Desde o início o combinado é que tomaríamos uma decisão conjunta. Não terá cenário diferente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A reunião de hoje vai servir pra que a vigilância das cidades nos passe um monitoramento da situação hoje. É uma reunião de trabalho”, declarou Ricardo Nunes à CNN. 

O secretário municipal de saúde do Rio, Daniel Soranz, disse que é uma decisão difícil, mas que “não há condições sanitárias para a realização do Carnaval na data prevista. Abril é muito mais seguro, é difícil que a variante Ômicron avance até lá. Não há possibilidade de fazer Carnaval a qualquer custo”.

As secretarias de saúde ainda vão definir, com base na situação epidemiológica do período próximo à nova data do Carnaval, se será necessário protocolo ou não.

“Jamais ficaríamos felizes em colocar as pessoas em risco”, disse Sidnei Carrioulo, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo.

Em nota, a Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) disse que esse cenário já era previsto e que a decisão tomada foi “prudente”. Também informaram que todos os ingressos já adquiridos para os desfiles serão válidos para a nova data.
destaque-sp
Leia a nota conjunta das prefeituras

As prefeituras do Rio e de São Paulo, sob a orientação de seus secretários de Saúde, optaram por adiar a realização dos desfiles das Escolas de Samba para o fim de semana do feriado de Tiradentes, em abril. A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional.

O adiamento do carnaval foi decidido após uma reunião na noite desta sexta-feira, por videoconferência, em que estiveram presentes o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano Edson Aparecido, além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.
size-960-16-9-portela-carnaval
Com informações da CNN.
 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias