26 Oct 2022
Salvador sediará o VI Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos

O evento é uma realização da ONG Pró-Mar e volta a acontecer após uma pausa de dois anos, em função da pandemia. O objetivo é reunir representantes de movimentos sociais, ONG’s, empresários, poder público, populações tradicionais e academia em um debate que inspire inovação e orientação de escolhas, sobretudo na direção da mudança de modelos para a sustentabilidade da região.
Em formato de seminário, com apresentação de palestrantes e espaço aberto para perguntas do público, o evento se une ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030 - acordo internacional firmado pelos estados membros da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo é estimular a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos, através do mapeamento de atividades que melhorem simultaneamente a saúde dos oceanos e o crescimento econômico, de maneira compatível com os princípios de equidade e inclusão social.
“Existe na Baía de Todos os Santos, diversos atores e organizações buscando alternativas de desenvolvimento para a região. Entretanto, até o momento essas iniciativas não estão alinhadas, dificultando a ação convergente e integrada dessas propostas”, destaca Adriana Muniz, coordenadora de Educação Ambiental e fundadora da Pró-Mar, para quem são necessários profissionais, ferramentas e instituições de caráter transdisciplinar que possam exercer o papel de conector e articulador de informações.
Programação
Ao todo, sete palestras e duas mesas redondas serão realizadas, mediadas pelo vereador André Fraga e pelo consultor ambiental Luciano Fiuza. Entre os palestrantes estão Cesar Souza (Grupo Empreenda), Luciana Pianaro (Revista Vida Simples), Drª Cristina Seixas (Ministério Público da Bahia), Mauricio Bacellar (Secretaria de Turismo da Bahia), Gui Marback (Crescimentum), Marcelo Lyra (Acelen) e Magnólia Borges (Braskem).
Na mesa de abertura são esperadas as presenças do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Junior, Dr. Yuri Lopes de Mello, Coordenador do Ceama MP - Bahia, André Fraga, vereador do município de Salvador e Zé Pescador, presidente da Pró-Mar.
Exposição
O público presente no evento poderá visitar a exposição “Delicadeza e Sutileza”, da artista plástica soteropolitana Zel Torres, que conta com obras em vários estados brasileiros, além de países como Portugal e Alemanha. Em sua obra, a artista utiliza a técnica francesa que consiste em sobreposições, conferindo às suas criações profundidade e perspectiva.
Cronograma
8h às 8h15 - Credenciamento
8h15 – Abertura com formação de mesa - Governador da Bahia, Rui Costa; Prefeito de Salvador, Bruno Reis; Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Junior; Dr. Yuri Lopes de Mello, Coordenador do Ceama MP - Bahia; André Fraga, vereador do município de Salvador; e Zé Pescador, presidente da Pró-Mar.
9h – Grupo Empreenda – Cesar Souza. Tema: Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos líderes inspiradores e transformadores – CEO.
9h30 – Revista Vida Simples – Luciana Pianaro. Tema: O nosso papel em prol da sustentabilidade.
10h - Ministério Público da Bahia – Dra. Cristina Seixas. Tema: Atuação do Ministério público em prol da sustentabilidade da BTS.
10h30 – Braskem: Apoio a inovação em conservação do ecossistema recifal na BTS.
11h às 12h – Mesa redonda l: Quando investir em conservação, gera resultados econômicos. Mediador -André Fraga.
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14h – Secretário da SETUR Bahia – Mauricio Bacellar. Tema: Fomento ao empreendedorismo sustentável na BTS.
14h30 – Crescimentum – Gui Marback. Tema: A cultura ESG para a conservação dos oceanos.
15h – Acelen – Marcelo Lyra. Tema: Estratégias de desenvolvimento sustentável para BTS.
15h30 às 16h – Intervalo para o lanche.
16h30 às 17h00 – Mesa redonda 2 – Políticas de ESG para BTS. Mediador – Zé Pescador.
Foto: Chico Soares. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.