Salvador registra aumento de 63% no uso da energia solar

redacao@aloalobahia.com

O setor de energia solar já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana e os números devem crescer ainda mais neste ano, por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis). Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), houve um aumento de 63% no uso da energia solar fotovoltaica em Salvador em 2021.
 
“Em meio a um cenário de crise ambiental e energética que atravessa o País, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa em termos sustentáveis e financeiros. Diante disso, o programa Salvador Solar vem lançando incentivos fiscais para atrair e facilitar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município”, pontuou Edna França, titular da Secis.
 
Uma das ações do programa é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 – dados que representam 131% de crescimento. Através do Mapa Solar, é possível identificar o potencial energético das edificações na cidade, através do site geo.salvador.ba.gov.br/solar/.
 
Além de benefícios ao ambiente, o setor de Energia Renovável é também promissor na geração de emprego e renda. "Voltado para o aumento da empregabilidade por meio da qualificação, o Treinar para Empregar vai oferecer um curso para montador de sistemas fotovoltaicos, que acompanha a tendência da economia de Salvador", ressalta Mila Paes, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec).
 
Em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, a Prefeitura vai oferecer 20 vagas para o curso gratuito. A capacitação acontecerá de 24 de janeiro a 1º de abril, com carga horária de 120 horas de maneira presencial. Os interessados em participar devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio incompleto. Para saber mais detalhes basta acessar o site www.simm.salvador.ba.gov.br.
 
Foto: Jefferson Peixoto/Secom. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias