Salvador recebe Olimpíada Brasileira de Robótica neste sábado (27)

redacao@aloalobahia.com

A capital baiana é palco da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece neste sábado (27), na Escola Sesi Djalma Pessoa, em Piatã. O evento, que volta a ocorrer à modalidade presencial depois de dois anos de pandemia de Covid-19, é aberto ao público e acontece a partir das 9h. A competição é coordenada pelo Sesi Bahia e tem o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
 
Mais de 100 estudantes de escolas públicas e particulares baianas, com idades entre 11 e 19 anos e divididos em 34 equipes, participam desta edição. Com atividades teóricas e práticas, o desafio dos estudantes será programar robôs para realizar, de forma autônoma, o resgate de vítimas de um desastre.
 
A competição acontece em duas categorias: a N1, com alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 8º ano) e a N2, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e do Ensino Técnico. Participam da etapa baiana da OBR 2022 equipes dos municípios de Cachoeira, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista.
 
As equipes classificadas vão representar a Bahia na etapa nacional da Olimpíada, que será realizada em São Paulo, no período de 17 a 22 de outubro. Além de incentivar e divulgar a robótica no Brasil, a OBR tem como objetivos estimular os jovens a ingressarem em carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
 
Demais atrações – Além de conferir as disputas na arena de competição, o público também terá a oportunidade de conhecer melhor diferentes categorias de Robótica no espaço Steam, onde três equipes da Liga Robótica Sesi Bahia vão explicar como funcionam as categorias First Lego League (FLL), First Tech Challenge (FTC) e F1 in Schools e apresentar seus projetos, proporcionando interação com os protótipos desenvolvidos para competições nestas categorias. O espaço também vai abrigar uma Oficina de Drone, que vai orientar sobre o manuseio destes equipamentos.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES