Salvador inaugura primeiro jardim de chuva nesta sexta-feira (16)

redacao@aloalobahia.com

Salvador vai inaugurar o seu primeiro jardim de chuva em evento realizado nesta sexta-feira (16), a partir das 8h30, no canteiro central da Rua Anísio Teixeira, no bairro da Pituba. A estrutura está em fase final de obras e é uma solução baseada na natureza, a primeira do tipo em área pública em Salvador. 

O canteiro central da Rua Anísio Teixeira foi escolhido como local de implantação do projeto por ser uma área de recorrência de alagamentos pontuais, com condições favoráveis de instalação.

A ideia é que o piloto seja uma oportunidade de monitoramento e aprendizagem sobre o funcionamento da solução. O jardim de chuva é uma infraestrutura verde que permite a infiltração da água da chuva no solo e a recarga do lençol freático. Esse tipo de intervenção também é chamado de solução baseada na natureza, e complementa os sistemas tradicionais de drenagem, aprimora a qualidade da água, atenua a perda de biodiversidade e embeleza o ambiente urbano. 

“O jardim de chuva traz uma alternativa de microdrenagem que se encaixa muito bem em cidades como Salvador, porque ajuda a reduzir os problemas com alagamentos, melhora a qualidade de águas pluviais, além de contribuir com o meio ambiente e com o bem-estar da população", diz a titular da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias