Publicação internacional destaca Salvador como berço do Brasil moderno

redacao@aloalobahia.com

Capital da felicidade e berço do Brasil moderno. É assim que a fotojornalista e documentarista norte-americana Kate Schoenbach intitula Salvador em sua reportagem para a BBC, uma das maiores empresas de comunicação pública do mundo. A profissional, que mora no Canadá, esteve na Bahia durante os jogos da Copa do Mundo de 2022 e fez imagens deslumbrantes da capital baiana.

A reportagem, publicada nesta segunda-feira (17), ressalta a beleza do Centro Histórico de Salvador, as praias – que a fotojornalista considera as melhores do país – e o ambiente descontraído e bem-estar da cidade, colocado como único na matéria – onde ela chama atenção para o reconhecimento da Unesco de Capital da Felicidade do Brasil. Ao questionar aos soteropolitanos o que torna a capital baiana tão alegre, uma resposta peculiar, mas que sabemos muito bem: axé, que a publicação explica a origem do termo iorubá e traduz livremente como “energia”.

A tumultuada história de Salvador também é abordada na reportagem, que explica sobre o período de colonização dos portugueses e do comércio transatlântico de escravizados. A matéria explica sobre a cidade ser considerada hoje a capital afro-brasileira e fala do movimento cultural do lugar: “A cultura única da cidade é um testemunho da força e coragem de seu povo que aprecia o axé do presente e celebra com orgulho suas ricas tradições baianas derivadas dos povos portugueses, africanos e ameríndios. Caminhando pelas ruas, é fácil ver essas diversas práticas musicais, culinárias e religiosas se fundindo”, descreveu Kate Schoenbach.

Sobre as tradições baianas, a reportagem ressalta a capoeira, a percussão, o samba e o Balé Folclórico da Bahia – todos da herança das raízes africanas da cidade. A religião também foi citada. A fotojornalista se impressionou com a relativa harmonia entre as igrejas católicas e o candomblé. A gastronomia, claro, não podia ficar de fora: “a próspera cena gastronômica da cidade e os vibrantes mercados são uma ótima maneira de experimentar a culinária única de Salvador ao longo do ano”, descreveu a fotojornalista. Pratos locais populares como acarajé e abará ganharam destaque. 

Foto: Kate Schoenbach. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias