Salvador apresenta case de sucesso na área de sustentabilidade em Barcelona e Paris

redacao@aloalobahia.com

A Prefeitura de Salvador participou de dois eventos internacionais na área de sustentabilidade e clima. O subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Ivan Euler e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Victor Queiroz tiveram a missão, durante toda a semana, de representar a capital baiana no Fórum de Ação Climática Inclusiva, em Barcelona e do ChangeNOW, em Paris, maior evento do mundo sobre o planeta. Na ocasião, foram apresentadas as iniciativas de sucesso já desenvolvidas na capital baiana.
 
O Fórum de Ação Climática Inclusiva é uma plataforma para intercâmbio, apoio e aprendizado com a função de conectar cidades e estimular mudanças políticas com novos acordos inclusivos e ecológicos. Salvador foi a única cidade do Brasil presente no evento.
 
Já o ChangeNOW é uma iniciativa independente criada na sequência da COP 21 e do Acordo de Paris, para impulsionar soluções inovadoras para o planeta. O encontro discute temas como cidades sustentáveis, finanças, mobilidade, alimentação e agricultura, redução de carbono, energia, preservação da biodiversidade, economia circular, inclusão e educação, mudança de hábitos, oceano e água, saúde e arte para a mudança.
 
Um dos projetos apresentados foi o Salvador Solar, programa que visa aumentar a geração de energia limpa na cidade, mudando o perfil energético da Prefeitura e criando incentivos para que pessoas e empresas adotem um comportamento sustentável. O projeto tem como uma das metas aumentar o uso da tecnologia fotovoltaica na cidade em 100% até 2024.
 
O subsecretário da Secis, Ivan Euler ressaltou que um ponto importante do Fórum de Ação Climática Inclusiva é poder trocar experiências positivas, cases de sucesso e soluções que podem servir como inspiração para ações na capital baiana.
 
“Já o encontro do C40 foi oferecido pela Rede C40 com sete cidades e pudemos conhecer um pouco o que cada uma delas está discutindo no âmbito da sustentabilidade. Além disso, Salvador teve a oportunidade de apresentar o que está desenvolvendo, como as ações do Salvador Solar, que foram reconhecidas pela própria rede como boas práticas e soluções para a questão da pobreza energética e justiça climática”, completou Euler. 
 
Já o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional ressaltou que eventos desse nível colocam Salvador em um patamar de cidade referência para outras regiões, com ações que prezam pelos desenvolvimentos sustentável e social. Ainda conforme o gestor, uma das missões do ChangeNOW é dar voz a todos aqueles que estão a mudar o mundo através das próprias ações.
 
“Foi apresentado o case de transformação social através da justiça climática no ChangeNow. Além disso, a capital baiana venceu uma competição de desafios climáticos, concorrendo com cidades como Amsterdã e Paris. Nossa cidade vem buscando apreender e executar projetos visando construir um lugar mais sustentável, desenvolvido e responsável socialmente e ecologicamente”, declarou João Victor Queiroz.
 
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.  

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias