Saiba quem é o mestre do violão que encantou João Gilberto e que dá aulas a filhos de Caetano

O santamarense Cézar Mendes, ou melhor, Cezinha, como é chamado carinhosamente pelos seus, tem muitas histórias para contar, vividas ao longo dos seus quase 70 anos. Ele faz aniversário dia 29 de março e, com certeza, vai receber mensagens de carinho dos amigos que conquistou ao longo de décadas. No Rio de Janeiro, dá aulas de violão para filhos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Outros famosos, como Maria Bethânia, sua conterrânea, já receberam suas lições.

A primeira vez que Cezinha viu o instrumento foi ainda em Santo Amaro, nas mãos de um pedreiro. Curioso, aprendeu os primeiros acordes ao observar as aulas que um policial dava à sua irmã e assumiu, ele próprio, o posto de professor. Mas foi João Gilberto que o fez se encantar de vez pelo violão. Ficaram próximos.

No hall de amigos do mestre figuram ainda Caetano e Paula Lavigne, na casa de quem se hospeda nos Verões de Salvador. Cezinha é compositor também. Sua primeira música foi “Aquele Frevo Axé”, de 1997. Fez a melodia, Caetano a letra e Gal interpretou.

As trocas afetivas e musicais de Cezinha não param na Bahia. Seguem Brasil a fora, agregando gente como o maestro Jaques Morelenbaum, arranjador de canções do instrumentista; Marisa Monte, que foi a a produtora de seu único disco, “Depois Enfim”, de 2018, e que contou com participações de Djavan, Carminho, Arnaldo Antunes, António Zambujo e até da atriz Fernanda Montenegro, que cantou “Aquele Frevo Axé”.
 
Fonte: Folha de S.Paulo.
 
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias