9 Mar 2021
Saiba quem é o mestre do violão que encantou João Gilberto e que dá aulas a filhos de Caetano

A primeira vez que Cezinha viu o instrumento foi ainda em Santo Amaro, nas mãos de um pedreiro. Curioso, aprendeu os primeiros acordes ao observar as aulas que um policial dava à sua irmã e assumiu, ele próprio, o posto de professor. Mas foi João Gilberto que o fez se encantar de vez pelo violão. Ficaram próximos.
No hall de amigos do mestre figuram ainda Caetano e Paula Lavigne, na casa de quem se hospeda nos Verões de Salvador. Cezinha é compositor também. Sua primeira música foi “Aquele Frevo Axé”, de 1997. Fez a melodia, Caetano a letra e Gal interpretou.
As trocas afetivas e musicais de Cezinha não param na Bahia. Seguem Brasil a fora, agregando gente como o maestro Jaques Morelenbaum, arranjador de canções do instrumentista; Marisa Monte, que foi a a produtora de seu único disco, “Depois Enfim”, de 2018, e que contou com participações de Djavan, Carminho, Arnaldo Antunes, António Zambujo e até da atriz Fernanda Montenegro, que cantou “Aquele Frevo Axé”.
Fonte: Folha de S.Paulo.
Foto: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.