Saiba quantas doses da CoronaVac a Bahia vai receber na primeira remessa

A Bahia será o quarto estado com mais vacinas da CoronaVac durante a primeira remessa de envio coordenada pelo Ministério da Saúde, que divulgou a divisão por estado no final da noite deste domingo (17). Serão 376.600 doses para serem aplicadas na população baiana, de um total de 6 milhões de doses do imunizante desenvolvido pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Em São Paulo, sede da entidade, serão 1.349.200 de doses, seguido de Rio de Janeiro (487.520) e Minas Gerais (561.120).

Todos os estados e o Distrito Federal irão receber as caixas da vacina, que já estão no Departamento de Logística da Saúde (DLOG), em São Paulo, segundo nota divulgada pela pasta.

A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigeradas. 

As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Voepass também farão o transporte gratuito das caixas de vacinas para todos os estados que necessitem de transporte aéreo.

Segundo o portal G1, depois que o Governo Federal entregar as vacinas aos estados, os governos estaduais irão se encarregar de levar até os municípios em parceria com o Ministério da Defesa.

Leia também: Sede do Graer abrigará vacinas que serão distribuídas para toda a Bahia

Os primeiros voos sairão de São Paulo, primeiramente para o Distrito Federal e para as capitais de 10 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

“Nesta segunda-feira, às 7h, a distribuição das vacinas irá para todos os estados brasileiros, para que cada governo possa dar início ao plano de vacinação. O DLOG vai fracionar, agora, as quantidades corretas para cada estado. A Força Aérea Brasileira vai fazer a entrega nos pontos focais. A partir daí, os estados fazem a distribuição local”, disse Eduardo Pazuello, ministro da Saúde.

Leia também: Baiana, primeira indígena vacinada pede: 'confiem na ciência, tomem a vacina'

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a vacinação começa em todo o país na quarta-feira (20), às 10h. Os secretários da Saúde de Salvador, Leo Prates, e da Bahia, Fábio Vilas-Boas, garantiram que o estado já está preparado para iniciar a vacinação, que deve acontecer num prazo de 72h.

Na fase 1 do Plano de Vacinação da Bahia, serão imunizados trabalhadores da área de saúde, idosos com mais de 75 anos, brasileiros acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, indígenas e comunidades tradicionais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 



Foto: Divulgação/GOVSP. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias