21 Jun 2021
Saiba o que é Cringe e entenda batalha entre Geração Z e Millennials que movimenta a web

A confusão começou quando a influencer Carol Rocha (@tchulim) perguntou, em uma publicação no Twitter, o que a Geração Z achava 'um mico', ou seja, Cringe, entre os hábitos dos Millennials.
No meio dos milhares de comentários (foram mais de 11 mil retuítes), muitos internautas quiseram saber o que significam alguns termos citados, para só então conseguirem adentrar o debate, pautado nas diferenças entre jovenzinhos e jovenzões. Para não te deixar de fora das discussões, trazemos a explicação de alguns dos termos usados atualmente pela ‘turma da internet’.
CRINGE – Do inglês 'to cringe', que significa 'encolher-se' (de medo, angústia ou algum sentimento negativo afim), se tornou uma gíria no próprio idioma original. Serve para descrever atitudes que causariam 'vergonha alheia', atitudes de outrem consideradas vergonhosas. O verbo transformado em adjetivo se espalhou, com pessoas mais jovens usando a expressão 'isso é cringe' para descrever, além de situações ridículas, coisas irritantes provocadas por alguma pessoa.
MILLENNIALS – Também denominada Geração Y, a turma dos Millennials é formada por pessoas nascidas entre 1980 e 1994. Alguns sociólogos também chegam a chamar de 'Geração do Milênio' ou 'Geração da Internet', e trata-se de um grupo caracterizado pela vivência da infância ou adolescência nos últimos anos do século XX e primeiros do século XXI. É uma galera que usa bastante a tecnologia, sem necessariamente ter nascido em um mundo com recursos de tecnologia mais avançados – ainda alcançou a internet discada, por exemplo, e chegaram a viver num mundo sem os smartphones.
GERAÇÃO Z – Chamada por alguns de Gen Z, é o grupo que veio imediatamente depois dos Millennials. Nascida entre 1995 e 2010, a turma da Geração Z é composta de pessoas que hoje estão entre o começo da adolescência e o começo da vida adulta. São considerados “nativos digitais”, já que cresceram num mundo onde a internet já fazia parte da vida de quase todo mundo. Por conta disso, teve contato desde muito cedo com grande parte dos avanços em aparelhos eletrônicos atuais e tem uma intimidade extra com a linguagem digital.
Bom, agora que você está com o glossário básico da internet atualizado, basta entrar na discussão do post de Carol Rocha, que fez a seguinte pergunta aos novinhos da web. "por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)". Quem for de outra geração também pode meter o bedelho, embora bedelho pareça uma palavra meio cringe.
por favor jovens da geração z, me contem o que vcs acham um mico nos millennials (acho q falar mico já passou, é cringe ne)
— tchulim é cringe (@tchulim) June 17, 2021
Resultado das discussões
O jornal O POVO fez uma listagem do que a Geração Z considera Cringe nos Millennials. Confira uma lista com alguns dos pontos mais citados no Twitter.
- Gostar de café
- Tomar café da manhã
- Usar emojis nas mensagens
- Pentear o cabelo de lado
- Ter calça skinny
- Ouvir rock
- Ser fã de Friends
- Ser fã de Harry Potter
- Ser fã de filmes da Disney
- Usar hashtags (#) em fotos
- Chamar cerveja de 'litrão'
- Usar sapatilhas
- Gostar de minimalismo
- Não entender ou gostar do TikTok
- Ter ido a locadoras de filmes
- Pagar boletos
- Em mensagens, rir com as expressões 'rs' ou 'hahaha'
- Ouvir Raça Negra
- Assistir jornal