Saiba detalhes da edição comemorativa dos 25 anos do SPFW

Lá se vão 25 anos de história, construção, transformação e conquistas e o evento de moda mais importante da América Latina não poderia deixar de celebrar. E da forma como faz sempre com excelência: unindo olhares em um processo coletivo; provocando reflexões sobre tudo: sustentabilidade, diversidade, brasilidade, talento, afeto; dando espaço para novas marcas e voz para antigos criadores e ocupando a cidade que o nomeia com arte, conseguindo ser – ao mesmo tempo – 100% digital e 100% presente.
 
De 4 a 8 de novembro, o São Paulo Fashion Week vai celebrar suas duas décadas e meia de uma forma inédita até então, trocando o burburinho das salas de desfile e corredores da Bienal de SP por uma série de ações que reverenciam a pulsão criativa plural e diversa da cidade e celebra o espaço urbano como o seu maior canal de expressão, oferecendo conteúdos inéditos e um formato democrático que promove interação com o público.
 
Para chegar nessa forma e conceito, Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, fez o que sabe melhor: ouviu diversas vozes, promoveu trocas, debates e mergulhou no rico acervo do evento. "O momento exige criatividade," afirmou durante a coletiva de imprensa que realizou, virtualmente, nesta quinta-feira.  “Ver o mundo com outros olhos é essencial para enxergar outras realidades e desbravar novos territórios. Em um mundo cada vez mais acelerado e volátil, as escolhas que fazemos e as direções que seguimos terão enormes impactos em nossas vidas e no mundo.", diz.
 
O #SPFW25ANOS será composto por mais de 500 conteúdos programados, durante cinco dias, em todos os canais do SPFW e com projeções mapeadas nas cinco regiões da capital paulista. Trinta e seis marcas apresentarão seus trabalhos de maneira livre, em lançamentos e conteúdos digitais inéditos, entre elas a do baiano radicado em São Paulo, Isaac Silva. Seis farão sua estreia nesta edição: ALG (de Alexandre Herchcovitch e Fábio Souza), Freiheit, Irrita (de Rita Comparato), Martins, Misci e Renata Buzzo.
 
O start será dado no dia 4 de novembro, às 20h, através de uma ocupação audiovisual com luzes e projeções mapeadas em pontos do centro histórico da cidade, com direção do artista visual Alexis Anastasiou. "A moda faz parte da cultura e, cada vez mais, as duas se conversam", afirma Anastasiou. Este será apenas o primeiro momento de muitos outros que deverão impactar quem estiver na capital paulista.
 
A partir do acervo de imagens, fotografias e vídeos desses 25 anos, o SPFW realizará uma exposição digital, trazendo seus momentos mais marcantes. Essa memória fashion passeará pela cidade durante cinco noites, das 19h às 24h, com projeções mapeadas fixas e móveis, convidando o público a interagir e viver uma experiência coletiva única. "Fazer parte deste legado e ter o privilégio de resgatar momentos inesquecíveis através desta edição especial de clipes históricos, me deixa muito feliz e orgulhoso," afirma o documentarista e diretor de audiovisual Richard Luiz, curador das imagens registradas em vídeo nesses 25 anos de SPFW.
 
A curadoria de fotografia é assinada por Marcelo Soubhia, fotógrafo e criador da agência Fotosite. "Ao navegar pelas mais de 500 mil imagens de SPFW no arquivo da agência, fiquei muito orgulhoso em perceber a importância de - junto a tantos fotógrafos talentosos que passaram por nossa equipe - termos construído, organizado e armazenado esse acervo único e tão fundamental para contar a história da moda no Brasil", diz ele. E complementa "Neste período de tantas transformações no planeta, a história pode nos ajudar a refletir e criar novos caminhos para o futuro".
 
Ao longo da semana, o SPFW ocupará diversas áreas da cidade com uma instalação de arte urbana, criada pelo fotógrafo e artista plástico, Felipe Morozini, com imagens que destacam o caráter transversal da moda com as diversas áreas criativas. "Fazer parte desta edição é a confirmação de um caminho de ressignificação da moda e da minha própria pessoa", afirma Morozini. As obras serão acompanhadas por QR Codes que darão acesso à transmissão digital do evento.
 
A celebração #SPFW25ANOS é uma realização da IMM e do IN_MOD - Instituto Nacional de Moda e Design, apresentada pelo Banco Santander, com patrocínio do Grupo Iguatemí e apoio institucional da Prefeitura de São Paulo. "Criamos uma semana dedicada às diversas manifestações culturais e que sempre encontraram no evento um espaço receptivo de conexão e visibilidade", conclui Paulo Borges.

Foto: Agência Fotosite. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias