Rui Costa: 'Brasil vai mergulhar no caos em duas semanas por causa da Covid-19'

O governador Rui Costa prevê que "a saúde vai colapsar e o Brasil mergulhará no caos em duas semanas". A afirmação foi feita à coluna de Mônica Bergamo, na Folha, nesta quinta-feira (25), depois de anunciar a suspensão de todas as atividades não-essenciais no estado no fim de semana para tentar conter o avanço descontrolado da covid-19 na Bahia.

"Já estamos vendo o problema se agravar no país todo. No Rio Grande do Sul, na Bahia, no Ceará. Nunca tivemos uma situação igual", afirmou.

O estado tem pouco mais de 2 mil leitos exclusivos para covid-19, e o governador afirmou que tenta abrir mais para garantir atendimento para quem precisar.

Os 200 que abriu recentemente não foram suficientes para conter a demanda repentina, dos últimos meses. "E eles lotaram de uma hora para a outra, da noite para o dia", lembrou.

A situação é tão dramática que há hoje 195 pacientes na fila da UTI, necessitando de tratamento intensivo sem ter como recebê-lo.

A Bahia registrou, nas últimas 24h, 100 notificações de óbitos. "No auge da primeira onda, em julho do ano passado, registramos 80 mortes no pior dia", contou.

O governador acredita que, além de a população estar exausta de cumprir medidas de isolamento, as novas cepas do coronavírus que já circulam no Brasil – em especial a de Manaus – são mais contagiosas e letais.

"Temos hoje, ainda, um menor número de infectados, mas uma explosão de internações e de mortes muito mais grave do que em julho de 2020", afirma. "Antes, a quase totalidade das mortes era de pessoas de mais de 60 anos. Agora, jovens, de 30 a 50, também estão sendo vítimas fatais."

Naquele mês, o estado registrava 30 mi casos ativos de Covid-19 e 800 leitos de UTI ocupados. Nesta semana, são 18 mil casos ativos e 1.200 leitos ocupados, além do número recorde de mortes em um único dia. "A pressão nunca foi tão grande", conclui. As informações são da Folha de S.Paulo.

Foto: Camila Souza/GOVBA Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES