Roteiristas de Hollywood querem regulamentar uso de inteligência artifical do ChatGPT em roteiros

redacao@aloalobahia.com

O sindicato de roteiristas de Hollywood quer implementar uma regulamentação sobre o uso da inteligência artificial IA) da ferramenta ChatGPT no processo de escrita de roteitos. A ideia é que o auxílio das IAs seja permitido sem que os roteiritas abram mão de seus créditos. 

De acordo com o site Variety, as novas ferramentas têm deixado escritores inquietos e alguns deles acham que podem perder empregos com a chegada do ChatGPT.

O ChatGPT, que teve explosão de sucesso desde novembro do ano passado, funciona como um protótipo de chatbot com inteligência artificial que é capaz de gerar conversas, respondendo a questionamentos e comandos feitos pelos usuários.

A ferramenta é capaz de produzir textos e gerar resumos de textos, por exemplo, sendo plenamente possível solicitar ao ChatGPT a elaboração de roteiros a partir de alguns elementos determinados por um roteirista. 

Os textos produzidos não são isentos de erros, como a própria ferramenta reconhece, podendo conter trechos sem sentido, por exemplo. Com isso, ainda demandam uma revisão por parte dos seres humanos. No caso das reivindicações dos roteiristas de Hollywood, a ideia é que inteligências artificiais possam ser usadas como base, para que os profissionais elaborem o roteiro final e, assim, ainda tenham seus créditos garantidos.

Foto: Getty Images. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias