Rosa Weber, do STF, manda Ministério da Saúde custear leitos de UTI na Bahia, Maranhão e São Paulo

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nos estados da Bahia, do Maranhão e de São Paulo. Segundo o jornal O Globo, as decisões foram tomadas nesse sábado (27), em três ações separadas, apresentadas por cada estado, e ainda precisam ser confirmadas pelo plenário.

A determinação é mais um capítulo da queda de braço entre os governos estaduais e federal nas medidas contra a pandemia. Neste domingo (28), o presidente Jair Bolsonaro minimizou a falta de leitos e disse que "a saúde no Brasil sempre teve seus problemas".

As três ações estaduais têm teores parecidos: reclamam que o MS deixou, progressivamente, de pagar pela manutenção de milhares de leitos pelo país e pedem o retorno do financiamento em cada um dos seus estados.

Eles citam levantamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que apontou que o número de leitos habilitados passou de 12.003, em dezembro, para 7.117 em janeiro e 3.187 em fevereiro.

A Bahia protocolou a ação no dia 18, pedindo a habilitação de 462 leitos. As informações são do O Globo.

Foto: Marcelo Camargo/ABr. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias