Globo muda alta cúpula, e Roberto Irineu Marinho será substituído por irmão. Saiba qual

redacao@aloalobahia.com

Da esquerda para a direita: José Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho

A Rede Globo anunciou nesta quarta-feira (28) mudanças importantes na alta cúpula da emissora, sendo a principal delas a saída de Roberto Irineu Marinho do cargo de presidente do Conselho de Administração da empresa. Ele ocupava o posto há 18 anos. 

Quem vai para o lugar dele é o irmão, João Roberto Marinho, conforme decisão aprovada por unanimidade pelo Conselho. Roberto Irineu ocupava a presidência desde agosto de 2003, quando Roberto Marinho, o patriarca, morreu. 

Ele agora passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual faz parte ainda o seu irmão mais novo, José Roberto Marinho, também como vice-presidente.

"Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão", explicou Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

Além dos filhos de Roberto Marinho e de Nóbrega, a alta cúpula da emissora também é formada por Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto e Alberto Pecegueiro. As informações são do site Em Off, de Erlan Bastos.

Em nota, Nóbrega afirmou que, nos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam “um grande esforço” na construção de um modelo de governança que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado.

Ainda segundo o Em Off, na presidência do órgão, João Roberto vai acumular funções no comando do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientações em questões de direcionamento, e do Comitê Institucional, que propõe linhas de atuação para as relações institucionais do Grupo Globo.

Os três irmãos se afastaram da gestão da empresa em 1998 e formaram um Comitê de Gestão para que pudessem exercer uma liderança compartilhada da empresa. Em 2011, assumiram as funções no Conselho de Administração, criado naquele ano. 

Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias