Raul Mourão traz O Menor Carnaval do Mundo à Roberto Alban Galeria

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Expoente de uma geração que marcou o cenário artístico carioca, Raul Mourão terá sua segunda exposição na Roberto Alban Galeria, em Ondina, inaugurada no dia 9 de dezembro. “O Menor Carnaval do Mundo” reúne um conjunto de 44 obras recentes do artista, oriundas de diferentes séries e campos de investigação de sua vasta produção, iniciada na segunda metade da década de 1980. A mostra fica em exibição até 05 de fevereiro.
 
Conhecido pela produção multimídia, que se desdobra em esculturas, pinturas, desenhos, vídeos, fotografias, instalações e performances, Mourão lança mão de um vocabulário visual único e de um peculiar senso de apreensão da realidade que o cerca, se alimentando de trivialidades e signos da vida cotidiana, mas também de questões mais amplas, como o contexto sociopolítico nacional.
Swing-Moringa

 
“Quando nos convoca a participar do Menor Carnaval do Mundo, Raul Mourão está a nos cochichar sobre a força transformadora do que, reduzido, pode enfrentar os gigantes sem que eles se deem conta do que está acontecendo”, reflete a crítica e curadora de arte pernambucana Clarissa Diniz.
 
Na mostra, Mourão reforça este interesse por mídias e suportes diversos ao apresentar obras recentes de diferentes séries de sua produção, como esculturas, pinturas e vídeos. O título da exposição faz referência à dimensão narrativa e afetiva (um carnaval vivido entre poucos, dentro do cenário pandêmico) e a um jogo de escalas proposto pelo próprio artista a partir da obra título da exposição, uma escultura em dois tamanhos diferentes, que evidencia o desejo dele de experimentar pequenas variações sobre um mesmo tema ou objeto.
rrobertoalbanartrio-alo-alo-bahia
Serviço:
O Menor Carnaval do Mundo, de Raul Mourão
9 de dezembro de 2021 a 5 de fevereiro de 2022
Visitação: de segunda a sexta, 10h às 19h, e sábados, das 10h às 13h.
Roberto Alban Galeria - Rua Senta Pua, 53 - Ondina
00393877-d471-4ced-9c70-4bf185e0df84
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitelaoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias