Projeto da Casa Muxarabi, de Sidney Quintela, na Bahia, é destaque no maior HUB de decoração do Brasil

redacao@aloalobahia.com

É de Sidney Quintela junto com a Urban Planning, o projeto da Casa Muxarabi, na cidade baiana de Feira de Santana, terra natal do arquiteto. Os mais de 420 m² construídos atendem uma família jovem, composta por um casal de empresários e três filhos adolescentes, que sentiam necessidade de um espaço mais amplo.
 
Apenas cerca de 20% do que já estava lá pôde ser aproveitado para atender às expectativas dos clientes. “Basicamente, aproveitamos a estrutura e as fundações, concebendo uma arquitetura nova”, contaram os profissionais ao Casa.com.br.
EerQKF.md.jpg
O conceito arquitetônico foi pensado em conjunto com os clientes e partiu da premissa de uma arquitetura contemporânea, adaptando as fundações e a estrutura pré-existente a uma nova arquitetura, com vãos mais amplos e linguagem contemporânea, com linhas retas, integração entre o interno e o externo e máximo aproveitamento da iluminação e ventilação naturais.
EeriMP.md.jpg
No primeiro pavimento, a grande sala de estar com pé direito duplo está integrada ao jantar, cozinha, brinquedoteca, varanda gourmet, deck e piscina, além das áreas de serviço. No pavimento superior, ficam os ambientes íntimos, as quatro suítes e uma sala de TV com mezanino.
EersP1.md.jpg
“Utilizamos materiais naturais, como a pedra e madeira, numa paleta de cores neutras e sóbrias, de modo que as cores mais vivas ficassem para as obras de arte e para as pessoas que utilizarão os espaços”, explicam.
 
A ventilação natural cruzada, que possibilita um baixo consumo de energia e conforto térmico, foi possível graças à utilização de muxarabis na fachada, que dão nome ao projeto. Foi uma solução arquitetônica para controlar a incidência solar na edificação. Além disso, parte da edificação existente foi preservada, reduzindo o consumo energético e a produção de novos resíduos.
EerZcg.md.jpg
Fotos: Gabriela Daltro. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES