Programação do Pelourinho Dia e Noite agita Centro Histórico até fevereiro

As ruas de paralelepípedo e o visual colorido das casas do histórico Pelourinho fazem parte do roteiro de soteropolitanos e turistas que aproveitam as férias para curtir o Centro Histórico de Salvador. E, nesse período de alta estação, a efervescência é aumentada com a programação do Pelourinho Dia e Noite, que segue até fevereiro com ações culturais semanais gratuitas. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão do Centro Histórico (DGCH), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).
 
Até o dia 31 de janeiro e no dia 10 de fevereiro, sempre de quarta a sábado, às 16h, os grupos Swing do Pelô, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha se apresentam pelas ruas e praças do Pelourinho, dentro do República dos Ritmos. Os grupos Jota Zô, Samba da Vizinha e Samba de Verdade vão agitar os pandeiros com o Viradão do Samba, nos dias 23 e 30 deste mês e no dia 6 de fevereiro. As apresentações estão marcadas para as 19h30 na Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho.
 
Após ser palco de artistas como Sylvia Patrícia e Cláudia Cunha, o Santo Antônio Além do Carmo recebe a cantora Matilde Charles, dentro do projeto Arte do Pascoal, na sexta-feira (24), às 20h. A edição seguinte terá a cantora Ana Paula Albuquerque, no dia 31. Também haverá apresentação no dia 7 de fevereiro, com atração a ser divulgada.
 
Teatro – Para os amantes do espetáculo musical e teatral de rua, o “Circuito Jorge Amado” traz do teatro apresentações encenadas pelo Polo de Teatro Itinerante (Poti). Na encenação, o autor baiano Jorge Amado será representado por um personagem que surge para tentar dar ordem no esfuziante carnaval que a atração promove pelas ruas do Pelô. As próximas apresentações estão marcadas para esta sexta-feira (24) e dias 31 de janeiro e 7 e 14 de fevereiro, sempre às 19h, saindo do Largo do Pelourinho.
 
Instrumental – O concerto “Sinfonias de Pagode”, sob a regência do maestro Hugo Sanbone, vai animar o público com sua original música sinfônica o Cruzeiro do São Francisco no próximo sábado (25), às 17h, para o terceiro e último concerto de verão promovido pelo Pelourinho Dia e Noite. No repertório, composições autorais do maestro Sanbone que fazem parte do primeiro álbum da orquestra, intitulado "Sinfonias de Pagode".
 
Como convidadas especiais, chegam diretamente dos EUA a compositora, cantora, coreógrafa e dançarina Silvana Magda e a dançarina profissional francesa Constance Vellozzi. Já nesta quarta-feira (22) e nos dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, acontecem os ensaios da Orquestra Afrosinfônica (maestro Ubiratan Marques), na igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus.
 
Foto: @ghislain_fave. Siga o insta @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES