Professor Rafael Dantas vai ministrar palestra sobre a história dos saveiros no Museu Belov

O historiador e professor Rafael Dantas vai ministrar, na próxima sexta-feira (11),  uma palestra especial sobre a história dos saveiros no Museu do Mar Aleixo Belov. A apresentação será transmitida pelo YouTube no canal do Museu Belov e no Instagram @museudomar.aleixobelov e @rafadantashistorart. 

Rafael Dantas é historiador e professor formado pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia nos séculos XIX e primeiras décadas do século XX. É colunista de patrimônio, história e turismo, consultor de assuntos históricos e culturais e artista plástico. Atualmente, é assessor especial na Secretária de Turismo da Bahia.

Os saveiros eram o elo de uma corrente visível no ato de saída e chegada das embarcações nos portos recôncavo a dentro. Símbolo maior da relevância das atividades marítimas que evidenciaram Salvador e a Bahia no mundo.  Nesse tabuleiro móvel guiado pelos braços fortes de mestres saveiristas e pelo mar, embarcação e homem foram moldados e moldaram seu entorno. 

Com o passar do tempo os saveiros tornaram-se um ícone enigmático pintado, cantado e presente em romances e nas fotografias de artistas como Caymmi, Jorge Amado e Verger. Em meio ao rareamento das embarcações histórias e tradições persistem nos mares baianos.

 

NOTAS RECENTES