8 Dec 2020
Professor Rafael Dantas vai ministrar palestra sobre a história dos saveiros no Museu Belov

Rafael Dantas é historiador e professor formado pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia nos séculos XIX e primeiras décadas do século XX. É colunista de patrimônio, história e turismo, consultor de assuntos históricos e culturais e artista plástico. Atualmente, é assessor especial na Secretária de Turismo da Bahia.
Os saveiros eram o elo de uma corrente visível no ato de saída e chegada das embarcações nos portos recôncavo a dentro. Símbolo maior da relevância das atividades marítimas que evidenciaram Salvador e a Bahia no mundo. Nesse tabuleiro móvel guiado pelos braços fortes de mestres saveiristas e pelo mar, embarcação e homem foram moldados e moldaram seu entorno.
Com o passar do tempo os saveiros tornaram-se um ícone enigmático pintado, cantado e presente em romances e nas fotografias de artistas como Caymmi, Jorge Amado e Verger. Em meio ao rareamento das embarcações histórias e tradições persistem nos mares baianos.