22 Feb 2023
Primeira mulher na direção comercial de uma cervejaria no país, Soraia Brasil fala da participação feminina no mercado

“Cervejaria é vista como um mundo dos meninos. Então, ser diretora comercial de uma cervejaria é uma honra, uma luta e uma grande conquista, sem dúvida. Mas há uma história por trás disso. Não dormi como gerente e acordei diretora. São 35 anos de trabalho. Não é clichê dizer que o lugar da mulher é onde ela quer. Isso é real”, ressaltou Soraia Brasil.
Soraia reforçou ainda a necessidade do mercado se atentar ao crescimento do consumo de bebidas alcoólicas por parte das mulheres: “A mulherada está consumindo mais. A gente tem que ter um olhar para o consumo, do que elas gostam. Eu acredito que a gente, enquanto cervejaria, tem que perceber de que forma podemos fazer para atender a demanda dessa mulherada. Acabou esse negócio de cartaz de mulher nua, isso ficou no passado. Não cabe mais. Temos que cuidar da marca, da propaganda, do produto, da forma de consumo para também conquistar elas. Temos que olhar para este lado feminino que está consumindo cada vez mais”.
Na função de diretora comercial, a executiva é responsável, por exemplo, pela implantação das unidades de Distribuição na Bahia das marcas do Grupo Petrópolis – foram 20 em menos de 1 ano -, prospecção de mercado e controle e verbas de investimentos, além do planejamento orçamentário.
Como boa baiana, Soraia ama o Carnaval de Salvador e curtiu todos os dias de folia: “Esse ano a gente pode perceber claramente que a expectativa das pessoas era muito grande depois de dois anos de pandemia. Está todo mundo muito eufórico para curtir e aproveitar o Carnaval”, finalizou a executiva.
Fotos: Márcio Reis/Alô Alô Bahia & Brazil News. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.