Primeira fábrica da Toyota fora do Japão, no ABC paulista, vai fechar as portas

redacao@aloalobahia.com

Inaugurada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em 1962, a primeira fábrica da Toyota fora do Japão vai fechar as portas. A montadora anunciou a decisão nesta terça-feira (5), e informou que vai transferir a produção para suas outras instalações fabris no estado de São Paulo.

A Toyota explicou que a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro com conclusão prevista para novembro de 2023. "É importante dizer que o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade a 100% dos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista", diz a montadora, em nota.

A fábrica em São Bernardo emprega, atualmente, cerca de 550 funcionários. A unidade produz componentes que abastecem a fábrica de motores em Porto Feliz (SP), que servem aos modelos Etios, Yaris e Corolla, e exporta peças para os Estados Unidos, para montagem do motor do sedã Camry, segundo informações da empresa.

O anúncio foi feito alguns dias depois que a montadora divulgou investimento de R$ 50 milhões em sua fábrica em Indaiatuba (SP), que produz o Corolla sedã.

O plano prevê a transferência das atividades de São Bernardo do Campo para fábricas em Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba. "A iniciativa tem por objetivo buscar mais sinergia entre suas unidades produtivas e faz parte de busca de mais competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de negócios no país", detalha a montadora.

Com o fechamento da fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, o estado de São Paulo acumula nos últimos anos anúncios de fechamentos de três fábricas de veículos.

Antes do anúncio da montadora japonesa, a Ford (que desativou sua planta em Camaçari, na Bahia), anunciou fechamento de fábrica em São Bernardo do Campo e Mercedes-Benz, em Iracemápolis. Esta última foi vendida à chinesa Great Wall Motors. 

Segundo dados da associação de fabricantes de veículos, Anfavea, em 2021, pela primeira vez na história, o Estado de São Paulo não liderou as vendas de veículos no país, cedendo o posto a Minas Gerais e amargando uma queda de 8%. Com informações do G1.

Foto: Divulgação. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias