Primeira composição do VLT do Subúrbio de Salvador é apresentada nesta quinta-feira (8)

A primeira composição do VLT do Subúrbio de Salvador, finalizada na fábrica da BYD, na China, foi apresentada em cerimônia virtual realizada na manhã desta quinta-feira (8). De acordo com o Governo da Bahia, o VLT funcionará com base em 25 paradas em duas linhas e deve beneficiar cerca de 600 mil pessoas da região.

Com um investimento total de cerca de R$ 2,5 bilhões, o modal terá sistema composto por carros elétricos e energia 100% limpa. A Fase 1 conta com 21 estações e planeja ligar o bairro do Comércio, em Salvador, até a Ilha de São João, em Simões Filho. Já a Fase 2 prevê mais cinco estações e ligação entre a região de São Joaquim e o Acesso Norte.

"Nos enche de orgulho. Após colocar a Bahia como a segunda maior extensão de metrô do Brasil, agora dar um passo largo para modernização do seu transporte, com o seu veículo moderno, que vai substituir um trem da década de 40, década de 50 e que já não reunia mais condições operacionais, muito menos nas condições de conforto e atualização tecnológica, velocidade, rapidez, que esse veículo proporciona", destaca o governador Rui Costa.

Ônibus elétricos  

O governador afirmou que, ainda na sua gestão, pretende iniciar a substituição, em Salvador, da frota de ônibus movidos a diesel por ônibus elétricos. “São equipamentos modernos, que trarão conforto, modernização do modal de transporte, com um sistema tão importante quanto o metrô e o VLT, pois os ônibus elétricos alimentam esses transportes de massa com o mesmo padrão tecnológico e de conforto”.  

 

NOTAS RECENTES