Primeira casa do mundo impressa em 3D está à venda; saiba quanto custa

A primeira casa do mundo ‘construída’ por uma impressora 3D e certificada para receber moradores está à venda nos Estados Unidos. Trata-se de um modelo construído pela SQ4D e que está listada no serviço imobiliário Zillow ao preço de US$ 299.999 – o equivalente a R$ 1,6 milhão, na cotação desta quarta-feira (3).

O imóvel fica em Riverhead, uma região do estado de Nova York, e o valor é considerado até 50% mais barato que o de construções novas feitas por métodos tradicionais com as mesmas dimensões e na mesma vizinhança. 

A construção, que possui 3 quartos e 2 banheiros, além de uma garagem, é realizada a partir de um processo chamado de Autonomous Robotic Construction System (ARCS), que é proprietário e envolve equipamentos e softwares.

casa-impressa-em-3d-foto-divulgacao-3 casa-impressa-em-3d-foto-divulgacao-2
O sistema "imprime" a estrutura do imóvel usando concreto. A fundação, o interior e as paredes externas são todas levantadas com essa tecnologia, que usa materiais sustentáveis e considerados mais seguros do que armações de madeira.

A iniciativa não é exatamente nova, mas só a SQ4D conseguiu uma certificação de ocupação no país até o momento. Empresas dos EUA como a Mighty Buildings, a ICON e a Apis Cor já têm projetos parecidos e podem ganhar posições no mercado imobiliário em breve. A SQ4D já quer expandir para outras regiões de Nova York e da Califórnia. Com informações do Tecmundo.

Foto: Marcelo Camargo/ABr. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES