Previdência privada, uma das formas mais seguras de investir dinheiro: BP explica por que

Conteúdo sob medida Alô Alô Bahia
 
Engana-se quem acha que previdência privada é uma reserva que deve ficar livre apenas na aposentadoria, na verdade ela é um investimento como qualquer outro e deve ter sua rentabilidade acompanhada de perto sempre na busca das melhores opções. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), o desenvolvimento do mercado de previdência privada aberta no Brasil nos últimos 10 anos cresceu 20,1% ao ano e atingiu o patamar de R$ 962,6 bilhões em 2020, um crescimento de 3,6% em relação ao final de 2019. Diana Gomes, CFP e sócia da BP Investimentos, afirma que é preciso escolher uma seguradora com abordagem moderna, para que o investidor não seja prejudicado.

Há alguns anos, existiam poucas opções de fundos em previdência privada, mas hoje a realidade é diferente. “Muitos investidores têm a ideia de que a previdência privada rende pouco. Entretanto, de cinco anos pra cá, a flexibilização da legislação dos investimentos em previdência permitiu que as melhores gestoras de investimentos fizessem espelhos de seus melhores fundos na versão de previdência privada. Assim, as seguradoras que têm parceria com essas grandes gestoras, disponibilizam esses investimentos para seus clientes. As seguradoras com abordagem antiga, ficam restritas aos fundos antiquados e muitas vezes com altíssimas taxas de administração. Por exemplo, hoje já existe na seguradora XP um plano de previdência com zero taxa de administração”, explica Diana.

Vale ressaltar que não existe prazo definido para fazer uma previdência privada. “Na verdade, quanto antes a pessoa fizer, melhor. É possível fazer uma previdência privada para um recém-nascido ou para um idoso. Para os mais jovens, o foco é o benefício tributário, pois como existe a possibilidade de uma tributação que regride com o tempo e atinge a alíquota mínima com 10 anos, quanto mais cedo melhor. Além disso, enquanto o investimento da previdência não é resgatado, não há incidência de nenhum imposto de renda, então para objetivos de longo prazo, essa é uma excelente opção, já para os mais idosos é muito usado pensando em sucessão”, esclarece.

Diana Gomes também alerta que é preciso escolher uma seguradora de porte, conhecida, com boa saúde financeira e também ficar atento ao passivo. “O passivo da seguradora seriam os riscos esperados que ela se propõe a cobrir, por exemplo, o pagamento de um seguro de vida ou o benefício de renda na previdência privada. Caso estes valores sejam muito superiores com o que ela consiga cumprir, corre-se o risco da seguradora se tornar insolvente e não prover aos clientes estes benefícios. Um indicador interessante de olhar no balanço financeiro de uma seguradora seria seu índice de solvência, mostrando o quanto eventualmente ela estaria preparada para cobrir financeiramente frente aos riscos inesperados”, destaca.

Planos antigos que algumas seguradoras ainda carregam em seus balanços, acabam trazendo um prejuízo financeiro. A vantagem das seguradoras novas, como a XP Seguros, é não ter este tipo de passivo. “Alguns planos antigos de Previdência que foram comercializados há um tempo atrás, possuem uma rentabilidade atrelada a indicadores como o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado), somando um valor percentual de ajuste, exemplo IGPM + 6%. Em um cenário econômico como o que estamos vivendo, com um patamar de juros baixos e uma alta deste indicador (25,7% no acumulado de 12 meses), as obrigações que a seguradora possui nestes planos se tornam onerosas e acabam afetando o resultado financeiro da instituição que necessita honrar seus compromissos com os clientes. Seguradoras mais jovens já comercializam os planos de previdência ajustados ao cenário atual, não existindo este tipo de passivo. Nos planos antigos, quando a SELIC era acima de 14%, alguns planos de previdência privada de renda fixa chegavam a cobrar 3% de adm. No cenário atual, com SELIC a 2%, o investidor ‘paga pra investir’. Por isso a importância de buscar planos melhores”, conta.

A sócia da BP Investimentos também pontua sobre as principais vantagens da XP Seguros.

• Portal online de previdência: contratações e portabilidades 100% online, acompanhamento de carteira, resgates e extratos no portal, onde o cliente aprova de forma fácil pelo aplicativo.

• Portabilidade sem burocracia: todo o processo online desde a assinatura até o acompanhamento do fluxo.

• Atendimento especializado: consultores certificados e com ampla experiência no mercado.

• Produtos diferenciados: zero taxa de carregamento de entrada e saída em todos os produtos / mais de 150 estratégias diferentes / mais de 60 gestoras.

Os clientes da BP Investimentos podem ter acesso a esse tipo de plano de forma fácil. “Basta entrar em contato com o assessor da BP investimentos, enviar o extrato da previdência atual no caso de portabilidade ou fazer uma assessoria para contratação de uma nova previdência de acordo com as necessidades específicas. Existem dois tipos de previdência, PGBL e VGBL, e dois tipos de tributação. Assim, é importante passar por uma assessoria antes da contratação. Vale ressaltar que por ser um investimento de longo prazo, é permitido que o investidor migre de uma seguradora para outra, ou internamente, sem nenhuma incidência de imposto de renda. Assim, consegue-se ter uma gestão ativa, sempre buscando as melhores opções de investimento, sem impacto tributário.”, finaliza.

Os interessados podem falar agora com um assessor de investimentos através do (71) 98796-1974.

Por Rodrigo Alves- Jornalista da BP Investimentos.


Foto: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias