Presidente eleito, Lula pedirá à ONU que Amazônia seja sede da COP em 2025

redacao@aloalobahia.com

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (16), que solicitará à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a Amazônia seja sede da Conferência do Clima (COP) em 2025.

 

Lula deu a declaração no Egito ao discursar no evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática", com a presença de governadores brasileiros. O Brasil sediaria a COP em 2019, mas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, a conferência mudou para a Espanha.

 

Entre outros pontos, a Cúpula do Clima serve para que os países discutam as mudanças climáticas e proponham medidas para a redução de gases do efeito estufa.

 

No discurso, Lula acrescentou ser "importante" que as pessoas conheçam a Amazônia. "Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região", defendeu.

 

Lula aproveitou ainda para celebrar que "o Brasil está de volta ao mundo" e voltou a falar na criação de um ministério voltado para os povos indígenas. "Nós vamos fazer uma luta muito forte contra o desmatamento ilegal. É importante as pessoas saberem que vamos cuidar muito forte dos povos indígenas. E vamos criar um Ministério dos Povos Originários para fazer com que eles não sejam tratados como bandidos", afirmou.

 

Nesta quarta (16), está previsto ainda um encontro de Lula com representantes da sociedade civil e a participação do presidente eleito no Fórum Internacional dos Povos Indígenas sobre Mudança Climática.

 

Foto: Reprodução. Siga @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias