Presidente do Sebrae Nacional participa de evento em Salvador e destaca importância dos pequenos negócios

redacao@aloalobahia.com

Nesta quinta (9) e sexta-feira (10), o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, esteve em Salvador para participar de um evento do Sistema Sebrae. Na ocasião, ressaltou a importância dos pequenos negócios e a necessidade de apoio a estes empreendimentos “Precisamos reforçar o papel do Sebrae no apoio aos donos de pequenos negócios, fornecendo conhecimento e soluções para que eles possam aprimorar a gestão e fortalecer suas atividades”, afirmou. 
 
Para se ter uma ideia do impacto dos pequenos negócios para a economia, basta olhar os números relacionados ao setor. Entre janeiro e outubro de 2021, mais de 90 mil postos de trabalho foram gerados por estas empresas, que representam 98% de todas as registradas no estado e respondem por 27% do PIB baiano. Hoje, a Bahia tem mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas, sendo mais de 700 mil microempreendedores individuais, segundo dados do Governo Federal. 

No mesmo ritmo de crescimento das micro e pequenas empresas do estado, o Sebrae Bahia registra também um aumento no número de atendimentos realizados. Foram 412.861 atendimentos até a primeira quinzena de novembro e um total de 247.525 empreendedores atendidos. “Esses dados comprovam que os empreendedores estão em busca das ferramentas oferecidas pelo Sebrae, sobretudo nesse momento tão desafiador”, destaca Carlos Melles. Em 2020, foram 328.564 atendimentos registrados e 215.235 empreendedores atendidos. 

On-line 

Em tempos de pandemia, o que predominou foi o atendimento a distância, o que representou 83% do total. O percentual de atendimento presencial até a primeira quinzena de dezembro chegou a 15% do total. 

Do público atendido em 2021, 23% são formados por microempreendedores individuais, 21% por donos de microempresas e 4% por donos de pequenas empresas. Destes, 53% estão no setor de comércio, 29% no setor de serviços, 8% na indústria e 7% no agronegócio. 

Carlos Melles esteve na capital baiana para participar de um encontro com dirigentes do Sebrae nos estados. Eles foram recebidos pela diretoria executiva do Sebrae Bahia, formada pelo superintendente Jorge Khoury, pelo diretor técnico, Franklin Santos, e pelo diretor administrativo-financeiro, José Cabral. 
 
Foto: Charles Damasceno/Sebrae. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias