Prêmio Baianos do Ano 2021 divulga indicados. Vote!

redacao@aloalobahia.com

2021, finalmente, acabou, mas seu legado – para o bem e para o mal – ainda vai perdurar por um bom tempo. Sorte a sua que a coluna Baianidades, do Jornal Correio, não costuma levar as coisas para o lado da maldade, ao menos na sua forma literal.

São as coisas boas que dominam a seção, comandada pelos jornalistas André Uzêda e João Gabriel Galdea, desde 2019. Perto de completar três anos falando da Bahia e suas histórias em temas relacionados a Arte e Cultura, Humor e Internet, Música, Literatura, Ciência e Esporte, a coluna lançou a segunda edição do Prêmio Baianos do Ano, que segue o mesmo formato da edição anterior.

Seis especialistas convidados indicam três destaques do ano em cada uma das categorias. É a partir dessa lista tríplice, que trazem personalidades ou coletivos que brilharam durante o ano, que os leitores escolhem quem é o(a) Baiano(a) do Ano nos respectivos temas.

Em Arte e Cultura os indicados foram o ator e cineasta Wagner Moura, o produtor cultural Rowney Scott e a vereadora Laina Crisóstomo

Em Música, foram indicados o produtor musical RDD (Rafa Dias), além da Orquestra Afrosinfônica e da cantora e compositora Jadsa.

Na Literatura, vencida por Itamar Vieira Jr no ano passado, disputam os também escritores Clarissa Macedo, Aleilton Fonseca e Luciany Aparecida.

Na Ciência, concorrem o dentista Arthur Igor Lima, criador do AfroSaúde; a química e divulgadora científica Kananda Eller, conhecida como Deusa Cientista; e o coletivo Rede Covida, projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia.

Já em Humor e Internet, os influenciadores digitais Cristian Bell, Tiago Souza (Pirikito) e o trio Enderson Cobra e os Gêmeos Fexação estão no páreo.

Por fim, a nadadora da maratona aquática Ana Marcela Cunha tenta o bicampeonato. Campeã Olimpíada em Tóquio, ela vai medir forças com outros dois esportistas que também conseguiram tal façanha: o canoísta Isaquias Queiroz e o pugilista Hebert Conceição.

As listas foram elaboradas por Renato Cordeiro (Arte e Cultura), Julli Rodrigues (Música), Kátia Borges (Literatura), Jorge Gauthier (Ciência), Nereida Albernaz (Humor e Internet) e Herbem Gramacho (Esporte).

A votação será encerrada às 15h da próxima sexta-feira (7), e o resultado será divulgado na coluna Baianidades do Correio de Fim de Semana. 

CLIQUE AQUI para ver a justificativa dos curadores e vote.

Fotos: Divulgação. Siga a gente no Instagram @sitealoalobahia e no Twitter @aloalo_bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias