11 Aug 2022
Prefeitura destrói casa de Frans Krajcberg em Nova Viçosa, em ação "criminosa", segundo Governo do Estado

Naturalizado brasileiro, Krajcberg era radicado em Nova Viçosa e seus bens e espólio foram deixados para a Bahia em testamento. No imóvel, estava parte do acervo do artista, salvaguardado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
O governo, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), pediu reforço policial na terça-feira (9) e ainda registrou queixa na delegacia, contra a tentativa de derrubada, que, mesmo assim, foi feita no dia seguinte.
"O ato ilegal atenta não apenas contra decisão judicial expressa, como também viola a memória do grande artista", afirmou o governo, em nota. A prefeitura não comentou o caso e a PGE tomará medidas judiciais e extrajudiciais.
Frans Krajcberg foi pintor, escultor, artista plástico e fotógrafo, que participou ativamente de denúncias de crimes ambientais no Brasil, onde foi radicado em 1972, quando passou a morar em Nova Viçosa. Na cidade, manteve o ateliê no Sítio Natura, onde plantou mais de 10 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica, antes de morrer, aos 96 anos, em 2017.
Foto: Divulgação/Governo da Bahia e PGE. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.