Prefeitura de Salvador libera 84 bares e restaurantes a usarem espaço público

A Prefeitura de Salvador já autorizou 84 bares e restaurantes a usarem espaço público para colocação de mesas e cadeiras, em pouco mais de dois meses desde que a medida foi lançada para estimular a retomada do setor. As solicitações continuam sendo feitas para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), através do link http://retomadabar-rest.salvador.ba.gov.br/bares_restaurantes/web/index.php/atividades/incluir-imovel.

Com a iniciativa, bares e restaurantes passaram a ter possibilidade receber a clientela em áreas como calçadas e vagas de veículos públicas localizadas na frente dos estabelecimentos, de forma ordenada e obedecendo a uma série de diretrizes, como acontece em diversas cidades no Brasil e no mundo. Ou seja, as empresas do segmento puderam ampliar a capacidade de atendimento para além das próprias instalações internas. Isso sem falar que o ar fresco é uma das armas contra a Covid-19. 
 
Para dar entrada no pedido de uso do espaço público, proprietários de bares e restaurantes devem estar atentos a diversos critérios técnicos. Por exemplo, os passeios devem estar livres, com uma faixa de largura mínima de 1,5m para a passagem do pedestre e pessoas com deficiência. Caso a largura seja inferior a 1,5m, a Prefeitura fará análise.
 
Outros requisitos é que a distância mínima entre mesas é de dois metros e o uso de ombrelones ou sombreiros, quando for o caso, deverá ser padronizado por bar ou restaurante à escolha do proprietário, garantindo, porém, a harmonia do ambiente.  
 
De acordo com a Sedur, para análise das solicitações é imprescindível apresentação do layout com a nova disposição das mesas e cadeiras, fotos da fachada do bar/restaurante, bem como imagens legíveis do alvará, inscrição municipal e estadual. Os arquivos podem ser anexados e enviados nos formatos pdf ou jpeg.
 
Ampliação - A partir desta segunda-feira (05), haverá ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (02). Esses estabelecimentos poderão funcionar até meia-noite (antes o limite era 23h), sendo que os clientes só podem entrar no prazo máximo de uma hora antes do fechamento. O horário de abertura continua sendo 12h.
 
Além disso, a quantidade de pessoas por mesa passará de seis para oito, mantendo todas as medidas de distanciamento social e higienização estabelecidas no protocolo setorial.
 
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.  

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias