6 Nov 2020
Prefeitura de Salvador inaugura obras de requalificação do Curuzu

Entre as principais mudanças estão a pavimentação da via, que ganhou piso intertravado em 1,1km até a Rua do Progresso, a requalificação dos passeios, com meio-fio em granito e concreto lavado, implementação de um novo sistema de drenagem, além da criação de áreas de lazer, instalação de iluminação em LED e dois contêineres subterrâneos para descarte de resíduos sólidos.
“Sabe-se o quanto a identidade de Salvador está vinculada à cultura e à música de nossa cidade, e um dos berços da nossa música está aqui, na região da Liberdade, pela influência da cultura africana. A Prefeitura, reconhecendo a importância de tudo isso na cidade, realizou essa intervenção. Agradecemos à comunidade, que nos ajudou na elaboração do projeto. Quem vier aqui hoje vai encontrar um novo Curuzu que vai valorizar ainda mais a força deste povo", ressaltou o prefeito ACM Neto.
Homenagem – A pedido da comunidade, foi instalado um busto em referência a Apolônio Souza de Jesus Filho, o Popó, um dos fundadores do bloco Ilê Aiyê e que faleceu em 1992. A escultura foi produzida pela artista plástica Márcia Magno, professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, sob a coordenação da Fundação Gregório de Mattos.
Considerado uma das grandes personalidades do bairro, Popó foi um guia turístico e promotor cultural, que lutou pela afirmação das entidades negras na cidade e pela própria valorização da comunidade. “Há dez anos estávamos lutando por essa homenagem e hoje estamos aliviados. É só agradecer a Deus”, disse Djalma dos Santos, primo de Popó.